Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com vacinação em massa, 4 de 13 cidades na fronteira de MS melhoraram classificação de risco

Mesmo com mais de 40% da população adulta imunizada, Campo Grande continua na bandeira vermelha
Arquivo -
Vacinação prevê doses de reforço para 2022
Vacinação prevê doses de reforço para 2022

Depois de receberem lote com vacinas da Janssen para a imunização em massa da população, algumas cidades na fronteira apresentaram melhora na classificação de risco do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) em Mato Grosso do Sul. De 13 cidades contempladas no estudo, quatro saíram da bandeira vermelha. Já Campo Grande, mesmo com 40% da população adulta vacinada, continua com grau de risco alto. Municípios do Estado já contestaram o Prosseguir por suposto uso político. 

O novo mapa de risco do Prosseguir foi divulgado, na manhã desta quarta-feira (21), durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A secretária adjunta, Crhistinne Maymone, ressaltou que há uma lenta melhora no cenário da pandemia em Mato Grosso do Sul. 

“Estamos melhorando, embora lentamente. Nós, lentamente, estamos saindo de um quadro vermelho para laranja. Não temos nenhum município com bandeira cinza”, comentou. 

A secretária afirmou que uma nova avaliação do Prosseguir será feita, excepcionalmente, para avaliar o risco nos municípios após o retorno das aulas no sistema híbrido. Maymone comemorou os resultados da vacinação, que começaram a refletir na fronteira.

De 13 municípios com vacinação em massa, 4 apresentaram melhora. As cidades que evoluíram na classificação de risco do Prosseguir são: , Ponta Porã, e Japorã. O infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda, chefia o estudo da vacinação em massa na fronteira de Mato Grosso do Sul. Ele ressalta que ainda é muito cedo para analisar os dados do coronavírus e os possíveis impactos da imunização. Para o infectologista, os primeiros impactos da vacinação em massa só serão percebidos nas próximas semanas. 

Uso político do Prosseguir

Na semana passada, o governador (PSDB) publicou decreto que passa a presidência do Prosseguir ao secretário de Infraestrutura e pré-candidato ao governo em 2022, Eduardo Riedel. A decisão reacendeu a especulação feita por lideranças dos municípios sobre o suposto uso político da ferramenta.  

Em 10 de junho, o Prosseguir colocou 43 municípios em bandeira cinza (grau extremo) devido à pandemia da . Campo Grande era um dos municípios que estava na bandeira cinza. Porém, o prefeito (PSD) contestou a publicação do Prosseguir e, após 4 dias, novo decreto municipal determinou que a Capital retornasse à faixa da bandeira vermelha do Prosseguir. Sidrolândia, Três Lagoas e Ponta Porã seguiram os passos da Capital e também relaxaram as medidas. Os gestores contestaram as medidas do Prosseguir e cogitaram, ainda, uso político do programa.

(Colaboraram Renata Volpe e Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial