Com imunização só à tarde, campo-grandenses encontram dificuldade para receber vacina da covid
Sesau explica que disponibiliza plantões aos sábados, domingos e feriados; no drive da UCDB também é possível entrar a pé
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem trabalha no período da tarde ou em horário comercial tem encontrado dificuldade para receber a dose de reforço em Campo Grande. Como os pontos de imunização abrem somente no período vespertino, a única opção é recorrer a alguns dos pontos abertos durante os finais de semana e feriados. Apesar da dificuldade, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que seria inviável abrir a vacinação também durante a manhã nos postos de saúde.
Uma leitora do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar, conta que trabalha no período vespertino e não consegue comparecer para se vacinar durante a semana. Como as unidades de saúde ficam abertas somente das 13h às 16h30, ela relata que não tem tempo livre para garantir o reforço na imunização.
No caso da trabalhadora, só resta uma opção: vacinar no final de semana. Contudo, há outro entrave. Apesar dos postos de saúde ficarem abertos durante o dia inteiro aos sábados, nem sempre os pontos perto de casa estão abertos para vacinar. Além disso, aos domingos somente os drive-thrus atendem, para quem chega de carro, moto ou bicicleta. “Moro no São Conrado, para chegar em qualquer um dos drive-thrus, eu preciso atravessar a cidade”, lamenta.
Em nota, a Sesau explica que conta com mais de 40 pontos de vacinação abertos em toda a cidade e dois drive-thrus, o Albano Franco e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). A secretaria aponta que os drives funcionam de maneira alternada até às 18h ou em horário estendido, até às 22h, quando necessário.
“Com esta estrutura, é possível atender cerca de 10 mil a 15 mil pessoas por dia, mesmo em apenas um período (vespertino). Aos sábados e feriados, estão sendo abertos mais de 15 locais durante todo o dia (7h30 às 17h), incluindo os dois drives supracitados”, indica.
A secretaria também explica que no domingo há apenas um ponto aberto por conta da baixa demanda. Caso fossem mais pontos abertos, seria necessário mobilizar mais equipe e estrutura, deixando profissionais ociosos e gerando alto custo ao município.
“Além dos pontos fixos, o Município tem realizado ações itinerantes para facilitar o acesso da população à vacina. Nestas ações, o atendimento acontece sempre em horário integral (manhã e tarde)”, justificou.
Por fim, a Sesau ressalta que os postos de saúde fazem atendimento de rotina no período da manhã. Portanto, administrar a rotina e a vacina simultaneamente no período matutino seria inviável. “Levando em conta as particularidades para a administração de cada imunizante, que envolve tempo para preparação, aplicação e lançamento das informações, além da disponibilização de estrutura e recursos humanos”, complementa.
Drive da UCDB também recebe pessoas a pé
O drive-thru do Albano Franco não pode receber pessoas que chegam a pé, já que a estrutura não foi preparada para a finalidade. Por outro lado, é possível chegar a pé para se vacinar no drive da UCDB. Desde agosto, o drive conta com uma sala exclusiva para atender pedestres em Campo Grande.
Para quem for vacinar no local, a entrada dos pedestres é feita pelo portão lateral à entrada do estacionamento do bloco B da Católica, localizado na Avenida Tamandaré, 6.000. A sala de vacinação exclusiva para quem vier a pé está localizada ao lado do auditório, na Clínica-Escola. A orientação geral é que assim como em qualquer outro ponto de vacinação, as pessoas já tenham feito o cadastro pelo site da Sesau.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.