Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com surto de covid nas aldeias de MS, aumento na transmissão preocupa Saúde

Aulas foram suspensas nas escolas de Dourados e autoridades acreditam que crise poderia ter sido evitada com vacinação
Arquivo -
Casos tem sido registrados dentro de aldeias indígenas; um homem morreu e caso é investigado.
Casos tem sido registrados dentro de aldeias indígenas; um homem morreu e caso é investigado.

Casos de coronavírus forçaram a suspensão das aulas em escolas de Dourados, a 125 km de Campo Grande, e autoridades de saúde demonstram preocupação com o cenário da transmissão em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (29), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou que há um surto da doença dentro das aldeias indígenas do município. Uma das causas apontadas é a vacinação tardia nas reservas. 

O secretário citou que nesta sexta (29) há mais casos de covid em do que em Campo Grande, que é a Capital e cidade mais populosa do Estado. O motivo? Segundo o titular da SES, há um surto da doença dentro das aldeias indígenas. 

“Há surto do coronavírus dentro das aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. Temos feito esforços, nos colocando à disposição do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) e (Secretaria Especial de Saúde Indígena), que é vinculada ao Ministério da Saúde”, disse. 

A responsabilidade pela campanha de imunização nas comunidades indígenas é da esfera federal e autoridades de saúde do Estado citam que a situação poderia ter sido evitada se a campanha tivesse seguido o mesmo ritmo da imunização na população em geral. É importante lembrar que apesar dos indígenas serem grupo prioritário no PNI (Programa Nacional de Imunização), a vacinação dos adolescentes das aldeias começou depois do início da imunização dos jovens não indígenas. A vacinação só começou no início de outubro, enquanto os adolescentes em geral de MS começaram a ser imunizados em agosto. 

“Esse surto poderia ter sido evitado se tivesse iniciado a imunização das comunidades indígenas ao mesmo tempo. Aconteceu muito mais cedo na população não indígena do que na indígena, não foi falta de cobrança à Sesai e Dsei, fizemos vários pedidos e interlocuções, mas tivemos respostas tardias”, disse Resende. 

Além disso, o secretário de saúde cita que a imunização dos adolescentes e 3ª dose nos idosos indígenas tem sido morosa. Ele afirma que há doses suficientes para vacinar essa população. A SES que o Dsei faça mutirões de vacinação nas reservas e aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. 

Com surtos nas aldeias, as aulas presenciais foram suspensas em escolas de Dourados. Geraldo Resende ainda comentou que foi registrada a morte de um homem adulto indígena, de cerca de 40 anos. “Está sendo investigado, vamos verificar se não foi contato de estudantes, que levaram o vírus para dentro de casa. Vamos verificar se essa vítima tinha sido vacinada ou não, quantas doses [da vacina] havia tomado”, garantiu. 

Aulas suspensas pela 2ª vez

As aulas da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, em Dourados, foram suspensas por sete dias após alunos testarem positivos para a covid-19. Estudantes são irmãos e estudam em turmas diferentes. 

Pais de alunos foram notificados sobre a suspensão pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), conforme publicou o site Dourados News. A diretora da instituição, Tânia Aparecida de Rezende, disse que os alunos que testaram positivo são indígenas e da mesma família, mas de salas diferentes. 

Seguindo as orientações do decreto vigente, os alunos serão monitorados pela vigilância. Este é o segundo caso confirmado de suspensão de aulas por estudantes infectados com o coronavírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina