Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com previsão de pancadas de chuva no fim se semana, Imasul alerta para risco de enchentes em MS

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta para o risco de enchentes dos rios no Estado. A previsão é de mais chuvas durante o fim de semana. Os níveis dos rios Miranda e Aquidauana subiu mais do que o esperado durante […]
Arquivo -

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul), emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta para o risco de enchentes dos rios no Estado. A previsão é de mais chuvas durante o fim de semana.

Os níveis dos rios e subiu mais do que o esperado durante a semana. O monitoramento aponta que na região pantaneira era esperado 145 milímetros, porém, atingiu 305 mm; no sudoeste choveu 350 mm, o previsto era de 180 mm; no sul choveu 250 mm e era esperado 200 mm; na região central choveu 280 mm, esperado era de 230 mm; norte choveu 210 mm, esperado 250 mm; e no bolsão: choveu 230 mm, esperado 300 mm.

As equipes do instituto e Defesa Civil informaram que vão estar de plantão monitorando o transbordamento dos rios no Estado. Com o grande volume de água, o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, explica que o nível dos rios subiu mais do que esperado.

“O rio Miranda transborda na cidade chegando a 7 metros, até hoje pela manhã ainda estava em 5,29 metros, porém a tendência é de chuvas. Já a situação do rio é mais preocupante. Esse rio começa a transbordar na cidade com 8 metros e já estava com 7,80 metros pela manhã”, disse

As leituras dos níveis dos rios colhidas às 7h, apontam que o rio Miranda, no ponto em que cruza a estrada MT-738, subiu mais de dois metros em dois dias. Estava com 7,61 metros no dia 20, passou para 8,66 metros ontem (21) e hoje atingiu 9,75 metros. Nesse trecho o rio atinge situação de emergência acima de 6,5 metros, portanto o Aviso de Evento Crítico já foi emitido dia 19.

Desse ponto até chegar à cidade de Miranda as águas demoram cerca de cinco dias, avalia Sampaio. O nível do rio no ponto em que atravessa a cidade estava com 5,23 metros de volume de água hoje pela manhã, que era de 4,71 mm, mas a chegada desse volume elevado de água que desce o rio pode provocar o transbordamento nos próximos dias.

O rio Aquidauana também está com seu leito subindo rapidamente. Passou de 6,03 metros no dia 20 para 6,53 metros na quinta-feira (21) e hoje já chegava a 7,74 metros pela manhã. Ao atingir 8 metros o rio entra em situação de emergência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira