Cotidiano

Com antecipação, Campo Grande não terá feriado de 26 de agosto e comércio abre normalmente

O feriado de comemoração ao aniversário de Campo Grande foi antecipado em março

Mariane Chianezi Publicado em 03/08/2021, às 16h33

None
Marcos Ermínio, Midiamax/de arquivo

Cinco meses após a antecipação dos feriados municipais de Santo Antônio e Aniversário de Campo Grande de 2021 e de 2022, o próximo dia 26 de agosto deverá ser um dia normal para o comércio da Capital. O feriado da data foi antecipado em março, quando pandemia atingia terceiro pico em Campo Grande. 

Conforme informou a ACICG (Associação Comercial e Industrustrial de Campo Grande), a data será como um dia normal de trabalho para os comerciantes e funcionários, no entanto, para aqueles que cumpriram expediente normal no dia da antecipação do feriado deve ficar atento.

"O dia 26 de agosto será um dia de trabalho normal, sem pagamento de adicional aos funcionários, pois as empresas já fecharam as portas na data que correspondeu à antecipação do feriado. A exceção ocorre apenas se no dia da antecipação do feriado o funcionário tiver cumprido expediente normal e não tiver sido remunerado com hora extra. Nesse caso, ele terá direito a gozar o feriado no dia 26 ou, se a empresa optar que ele trabalhe, ela deverá remunerá-lo conforme prevê a convenção coletiva", disse a associação em nota. 

A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) também pontuou que o comércio terá expediente normal no dia 26 de agosto. O funcionalismo da Prefeitura Municipal também deverá seguir as diretrizes e ter expediente normal no dia do aniversisário da cidade.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura e aguarda resposta.

Antecipação de feriados

Em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) publicada no dia 19 de março, a prefeitura da Capital confirmou apenas o funcionamento de 36 serviços e atividades consideradas essenciais. As novas restrições visaram na ocasião minimizar o avanço da pandemia de Covid-19.

Quatro feriados municipais, Santo Antônio e Aniversário de Campo Grande de 2021 e de 2022, foram antecipados entre os dias 22 e 25 de março. Apenas os serviços essenciais funcionaram. 

Naquela ocasião, Campo Grande estava com 104,68% das UTIs lotadas, com mais leitos do que o oficial, fez com que o índice esteja acima dos 100%, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Jornal Midiamax