Desde janeiro deste ano, a MS-040 passa por manutenção e recuperação de mais de 15 mil quilômetros de estrada. Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), o cronograma de obras sofre atraso pelo excesso de .

Em nota, a agência informou que a pavimentação e revestimento primário da rodovia que liga a Santa Rita do Pardo estava passando pelo trabalho de , porém, a chuva que perdura em fevereiro, atrapalha a continuidade dos serviços.

“A Agesul informou que quatro equipes estão atuando diretamente na recuperação da pista da MS-040, onde o tráfego pesado, carretas com sobrepeso tem optado por circular pela estrada para desviar do trânsito e dos pedágios na , tem provocado grandes danos à pavimentação. Dezenas de caminhões com minério de Corumbá, com a paralisação da navegação pela Hidrovia do Paraguai, cruzam diariamente a via em direção aos portos de Santos”, informa.

Em janeiro, o serviço emergencial da via foi realizado por apenas uma semana e interrompido pelo mau tempo. Ainda em 2017, a rodovia passou por 17 quilômetros de restauração, porém, em 2018, os trechos mais críticos próximos à área urbana da cidade foram danificados e novamente reconstruídos.