O Centro Acadêmico de Psicologia da ( Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou uma nota de repúdio sobre um evento organizado na quarta-feira (1º) pela própria Universidade. A palestra “Você na sua melhor versão”, realizada pelo coach Karim Khoury, foi veiculada nos meios digitais e rádio da Instituição como parte da campanha “Eu Respeito!” com o tema de prevenção ao suicídio.

[Colocar ALT]
Palestra foi transmitida pelos canais digitais e rádio da Universidade. Foto: Reprodução/UFMS

De acordo com o Centro Acadêmico, escolha de um coach e administrador de empresas para palestrar sobre o tema no lugar de um profissional capacitado da própria Universidade é um desrespeito a toda a classe de psicólogos e psiquiatras.

Na nota, o Centro Acadêmico ainda justifica o porquê de não ter divulgado o evento e cita trechos, considerados pelo Centro, problemáticos na abordagem da temática do suicídio, como dizer para um indivíduo com ideação suicida ter pensamentos positivos maiores do que os negativos e ser grato pela vida.

Confira abaixo a nota de repúdio na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO do Centro Acadêmico de Psicologia da UFMS

O Centro Acadêmico de Psicologia expressa seu repúdio sobre a realização da palestra intitulada “Você na sua melhor versão” do coach Karim Khoury, que foi veiculada em meios digitais e de rádio no dia 1 de Setembro, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

                Foi com espanto e indignação que recebemos a notícia de que a realização da palestra da campanha “Eu Respeito!”, no primeiro dia do mês da campanha de prevenção ao suicídio, seria realizada por um coach e, por este motivo, optamos por não divulgar o evento, tendo em vista que esta decisão é completamente abjeta, uma vez que se trata de uma universidade pública.

A escolha de um coach e administrador de empresas para a realização do evento, a despeito dos diversos profissionais capacitados dentro do quadro funcional da universidade, sejam da graduação em psicologia (existente há 20 anos na cidade universitária), na pós graduação em psicologia (existente há 10 anos na cidade universitária) ou no programa de residência médica em psiquiatria só pode ser visto como, no mínimo, um desrespeito flagrante a toda a classe profissional de camaradas que se debruçam diariamente sobre a temática da saúde mental, à discentes da universidade que serão futuros profissionais da área de saúde e a própria universidade, uma vez que tal escolha avilta diretamente contra a missão, a visão e os valores da instituição.

Karim fala para não acreditar nas histórias da sua cabeça, dizer isto para alguém em sofrimento chega a ser violento, uma vez que o sujeito não escolhe sentir isso, o que só aumenta seu sentimento de culpa. Dizer a uma pessoa com ideação suicida para ter pensamentos positivos maiores do que os negativos e para ser grato por sua vida é um ato mesquinho e abjeto, a literatura descreve com maestria o que acontece nesses casos. Além de tudo isso, a repetição de mantras não corresponde nem por um instante a promoção à saúde baseada em evidências, o que seria o mínimo esperável durante uma apresentação em uma universidade de respeito. Mas, citando o próprio coach, é o que tem pra hoje.

Durante o evento em questão o palestrante, repetidas vezes, repete obviedades do senso comum para credibilizar suas falas infundadas dentro da literatura científica. Uma apresentação de tom moralista e individualizante, que coloca unicamente sobre os ombros do sujeito a responsabilidade sobre sua felicidade, satisfação com a vida e motivação. Ato que por si só já seria problemático o suficiente, não fosse o fato de ser o mês de prevenção ao suicídio.

Prezamos e lutamos diariamente por uma universidade pública de excelência, que seja reconhecida por seus valores e que propicie a epítome do  ensino, pesquisa e extensão, expressas na constituição cidadã de 1988. Não podemos ficar calados frente a ações que vilipendiem nossa instituição.

Assinado:

Centro Acadêmico de Psicologia, Reconstruir

Apoio:

Diretório Central dos Estudantes, De Todos Para Todos

Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde