Cenário de guerra: afinal, o que militares brasileiros e americanos treinam em Campo Grande até dia 3?
Exercício conjunto serve de preparação para missões da ONU
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chegada de aeronaves militares em Campo Grande, neste sábado (21), chamou atenção de brasileiros e principalmente dos apaixonados pela aviação. Em um primeiro momento, a imponência do cargueiro da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), o Boeing C-17 Globemaster, atraiu os olhos de muita gente para a Base Aérea da Capital. Mas afinal, o que os militares de vários estados do Brasil e também os americanos farão em Campo Grande?
Chamado de Exercício Conjunto Tápio 2021, o treinamento é realizado no Brasil pelo quarto ano e a edição de 2021 é planejada há meses. Em maio, conferência nacional da FAB (Força Aérea Brasileira) organizou os últimos ajustes para o exercício. A Base Aérea de Campo Grande será a casa de dezenas de militares brasileiros e americanos até o dia 3 de setembro. O quantitativo total de militares não é divulgado.
Além do cargueiro americano, que trouxe consigo dois helicópteros militares dos EUA, o MH-60 Pave Haw, também participarão do treinamento outras 30 aeronaves da FAB e 16 unidades aéreas e de infantaria que saíram de várias bases do Brasil e se concentram em solo campo-grandense.
De acordo com a FAB, o exercício irá preparar os militares simulando cenário de guerra. O objetivo é que as equipes estejam treinadas caso a FAB participe de missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Nesse tipo de ação, além de promover ajuda humanitária para regiões em crise, a missão também conta com ações para garantia de ordem e paz mundial, soberania, defesa patrimonial e integridade territorial do local atingido.
Mas o que de fato os militares farão na Capital? Sem muitos detalhes operacionais, a Força Aérea explica que os grupos serão expostos em um cenário controlado que simulará uma guerra “não convencional”. Nesses casos, o combate não é de um país contra outro, por exemplo, mas sim contra forças insurgentes ou paralimilitares. Situação semelhante a que ocorre atualmente no Afeganistão após invasão do grupo extremista Talibã.
Entre as atividades desenvolvidas no exercício em conjunto estão missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, entre outras. Todo o exercício, apesar de ocorrer no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, não deve impactar nos voos comerciais operados por aqui.
Quem comanda o treinamento em Campo Grande é o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. Ele detalha que o exercício é considerado fundamental para a capacitação dos militares e da instituição. “Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, explica.
Curiosos
A chegada do cargueiro americano era comentada há dias entre os apaixonados por aviação. Aguardada com expectativa, a vinda da aeronave trouxe a Campo Grande até gente que vive em outros estados, mas que fez questão de esperar por horas na Orla do Aeroporto debaixo do sol quente.
O público contava com famílias e fãs de aeronaves que não perderam a oportunidade do registro. Fabrício Lúcio, viajou por sete horas de Maringá, no Paraná, só para acompanhar o pouso. “Dificilmente vai ter outra oportunidade de novo”, disse. O paranaense se diz apaixonado por aviões e pela importância, disse que a distância da viagem foi o de menos.
Assim como Alberto Semedo, que é de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e viajou de ônibus até Campo Grande só para acompanhar o pouso e depois o treinamento dos militares americanos. Ele tem um site especializado no assunto. “Devo ficar aqui por duas semanas para acompanhar o treinamento que será feito junto dos americanos”.
Confira com mais detalhes o pouso e a retirada dos helicópteros do cargueiro:
Notícias mais lidas agora
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
Últimas Notícias
Bêbado causa acidente, pula muro em fuga e é preso escondido em árvore de escola no Vida Nova
Motorista passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (25) e teve prisão preventiva decretada
Justiça determina prisão preventiva de homem que matou ‘Pinguim’ a tiros em Campo Grande
Durante interrogatório, autor ficou em silêncio
Vai sair? Confira os trechos interditados nesta segunda em Campo Grande
A recomendação é que motoristas se atentem aos trechos interditados e optem por rotas alternativas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.