Número de orelhões cai 26% em Campo Grande, mas telefones foram salvação em dia de ‘apagão’ nas redes
Com WhatsApp fora do ar, equipamentos foram lembrados por campo-grandenses na segunda-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De equipamentos indispensáveis nas décadas de 80 e 90 ao esquecimento nos dias atuais, os orelhões estão cada vez mais raros no cenário de Campo Grande. Mas, nem por isso deixam de ser úteis e são a salvação na hora da emergência. Na segunda-feira (4), por exemplo, pane geral deixou o WhatsApp fora do ar por mais de 6 horas — Facebook e Instagram também. Assim, muitos acabaram recorrendo ao bom e velho telefone público para se comunicar.
Com a propagação da tecnologia e o uso de celulares pela maior parte da população, esses equipamentos foram perdendo a utilidade e começaram a ‘desaparecer’ das ruas. Campo Grande, por exemplo, perdeu 26% dos telefones públicos em apenas um ano. Enquanto em 2020 eram 696 orelhões na cidade, o número caiu para 514 em agosto de 2021, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Apesar da nostalgia, os novos tempos trazem mais conforto e segurança, afinal, não é mais necessário ficar procurando um orelhão para se comunicar com alguém. E mais, ficar sem notícia de algum familiar ou amigo que está na rua também é algo mais difícil de acontecer na era do WhatsApp.
Entretanto, de vez em quando somos pegos desprevenidos com falta de bateria ou de sinal. E é nesse momento que os orelhões se tornam essenciais. Foi há 2 anos, mas um telefone público salvou Janeth Marques, 54. “Não tinha celular com internet e meus créditos acabaram, tive que partir para o orelhão, foi uma emergência”, lembra.
Equipamentos continuam disponíveis para uso da população – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax
Ela trabalha em um hotel com orelhão em frente e confirma que ‘de vez em quando’ tem gente usando os equipamentos. “Querendo ou não, ainda existem pessoas que não têm condições de comprar celular e utilizam o orelhão quando precisam”, pondera.
Outro orelhão está localizado em frente à Escola Estadual Maria Constança Barros e também ‘socorre’ algumas pessoas, conforme a servidora Elizabeth Colman, 65. “Não é sempre, mas não dá para dizer que é raro. De vez em quando vejo alguém usando”, diz a funcionária, que sempre está na frente do colégio recebendo os alunos.
Números
Confira abaixo a quantidade de orelhões existentes em agosto de 2021 nos municípios de MS. Nota: TUP significa Telefone Urbano Público.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.