Pular para o conteúdo
Cotidiano

Castramóvel deve começar a circular final de fevereiro para ‘aliviar’ demanda em Campo Grande

Um dos serviços mais requisitados pela população ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é a castração de cães e gatos em Campo Grande. Porém, o órgão não dá conta de atender a demanda e há uma fila enorme de donos de animais que esperam há meses para realizar o procedimento nos felinos. Todo dia […]
Arquivo -

Um dos serviços mais requisitados pela população ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é a castração de cães e gatos em . Porém, o órgão não dá conta de atender a demanda e há uma fila enorme de donos de animais que esperam há meses para realizar o procedimento nos felinos.

Todo dia 20 do mês, o sistema de agendamento do CCZ libera 540 , sendo 360 para a população em geral e 180 para ONGs e protetores, que é o máximo que o centro cirúrgico do centro da conta. Porém, a demanda é tão grande que as vagas se esgotam em 1 minuto. Algumas pessoas estão há meses tentando um horário, sem sucesso.

A ampliação do serviço será possível com o início do funcionamento do castramóvel, que poderá realizar cerca de 30 procedimentos por fim de semana. O projeto está previsto para começar a funcionar no final do mês de fevereiro.

A prefeitura informou que “Já há uma previsão de alguns bairros para serem os primeiros a serem atendidos pelo castramóvel”, mas não divulgou o cronograma, que segundo a assessoria está em fase de finalização.

castração CCZ Campo Grande
Donos de gatos reclamam que não conseguem agendar castração no CCZ de Campo Grande. (Foto: Divulgação / Marcos de Paula / Prefeitura do )

Ainda conforme a prefeitura, para a definição dos bairros que serão atendidos primeiro, são considerados “o índice de vulnerabilidade socioeconômica da população, o número de animais errantes que circulam pelo bairro e os índices de registros de leishmaniose entre eles”.

Como vai funcionar?

Os tutores com família de baixa renda e usuária do SUS (Sistema Único de Saúde), terão prioridade nos atendimentos. A coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Dra. Juliana Rezende Araújo, explica que haverá um cadastramento prévio nos bairros de menor renda em nossa Capital.

“No dia da cirurgia, além da equipe responsável pela castração, haverá outra equipe responsável por repassar informações sobre Guarda Responsável e Educação em Saúde”, ressaltou.

O objetivo é atender, em média, 30 castrações por fim de semana, sendo 10 em animais machos e 20 em animais fêmeas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Últimas Notícias

Economia

Nota do Sindicato Rural de Dourados

O Sindicato Rural de Dourados lamenta as perdas materiais ocorridas com o temporal desta tarde que atingiu o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e confia na força e determinação dos parceiros em reconstruir o que foi atingido.

Transparência

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Decreto suspendendo cobrança da taxa de coleta de lixo, que começou neste ano, aponta o lançamento de valores acima do esperado. Medida tem caráter temporário

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued