Aberto apenas uma vez por mês, o agendamento para castração gratuita de gatos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de tem gerado revolta entre os donos de animais. Nesta quarta-feira (20), por exemplo, todos os horários foram preenchidos em pouco mais de um minuto.

“A meses tento agendamento e não consigo”, reclamou a artesã Natália Bassetto, de 30 anos. Ela tem dois gatos de rua que cuida e uma delas já teve cria duas vezes. “Os filhotes morrem atropelados, nem todos eu consigo doar”, lamenta.

“Infelizmente, mais um mês sem conseguir vaga”, reclamou a artesã Natália Bassetto.

Falta de sorte ou falha no sistema? Natália questiona o sistema. “Estava no site desde às 7h30 e comecei a clicar para atualizar. às 8h liberou e preenchi o agendamento, mas quando cliquei em ‘agendar' já apareceu vermelho, que não havia mais vaga. Porém, isso foi em menos de 2 minutos. Quem consegue são sempre as mesmas pessoas. Alguma coisa tá errado”, desabafou.

castração CCZ
Cuidadora de gatos de rua recebeu negativa 2 minutos após abrir agendamento. (Imagem: Reprodução)

A mesma situação aconteceu com Milena Gaúna, que também tenta uma vaga há meses. “Entrei no site às 8h02 e não tinha mais nada”, exclamou.

A mensagem para as duas é a mesma: “Aguardando próxima campanha: volte nos próximos dias”.

Em nota, a prefeitura informou que “há uma demanda muito alta para a castração de gatos, esse quantitativo de se esgotou em pouco mais de um minuto depois que a agenda foi aberta”.

castração CCZ Campo Grande
Donos de gatos reclamam que não conseguem agendar castração no CCZ de Campo Grande. (Foto: Divulgação / Marcos de Paula / Prefeitura do Rio de Janeiro)

Assim, foram abertas 540 vagas para a castração felina, sendo 360 para a população em geral e 180 para ONGs e protetores, sendo esse o quantitativo máximo que o centro cirúrgico do CCZ pode realizar por mês.