Campo Grande apresentou uma queda de 80% nas notificações de no primeiro semestre de 2021. Os dados levam em consideração a comparação com o mesmo período do ano passado. Dados da (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que foram registrados 3.505 casos nos primeiros meses do ano na Capital, enquanto no ano passado o número correspondia a 17.531 casos. 

A Secretaria explica que o mês de junho foi o segundo com o menor número de notificações nos últimos três anos, fica atrás somente do mês de outubro do ano passado. “Sempre observamos um ciclo onde havia um ano com uma grande , seguida de um ou dois anos com um registro significativamente menor de notificações, mas no ano passado ainda foram muitos casos novamente. Nosso maior medo era que, junto com a pandemia da Covid-19, tivéssemos que enfrentar um terceiro ano de epidemia de dengue”, afirma o secretário José Mauro Filho. 

Durante a pandemia, as ações de combate ao Aedes aegypti continuaram. Além do trabalho de rotina, quando os agentes de endemias visitam diariamente os bairros com maior incidência, há também o fumacê. 

A Sesau ainda reforça a importância do projeto Wolbachia, que iniciou a segunda fase de soltura dos mosquitos com a bactéria nesta semana. Mais dez bairros passam a receber os mosquitos Aedes aegypti com a bactéria, com objetivo de fazer o controle da dengue, zika e chikungunya.