Depois da confirmação de três casos da nova variante do coronavírus em Mato Grosso do Sul, há 57 casos suspeitos para a nova cepa do em . O titular da (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, diz que os  pacientes teriam se contaminado no Estado, em cidades como Corumbá por exemplo, mas acabaram vindo para a Capital. 

Campo Grande tem 57 casos suspeitos para nova variante do coronavírus
Secretário comenta que casos são investigados por terem perfil da nova variante. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

O secretário de saúde explica que os casos levantaram suspeita por conta das características da doença nos pacientes. “Pela agressividade, pelo aumento da letalidade, por ter pego mais jovens, tudo isso é um perfil da variante, então tudo isso tem que ser investigado”, diz. 

Apesar dos 57 casos suspeitos na Capital, o Estado tem três amostras em análise para investigação sobre a nova cepa do . De três, um dos casos é de Campo Grande, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As amostras foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, conforme informou a (Secretaria de Estado de Saúde).

José Mauro Filho ainda comentou sobre o calendário da ção contra o coronavírus, que tem deixado dúvidas na população. Ele conta que como não há data correta nem a quantidade de vacinas a serem encaminhadas para Campo Grande, fica difícil montar um cronograma para imunização.

“Temos tido essas informações de um dia para o outro. Isso prejudica a estratégia de lançar um calendário com antecedência, muitas vezes a população se sente mal informada ou até perdida”, afirma.

Campo Grande continua a vacinação contra o coronavírus, mas como ainda não chegou um novo lote, estão sendo aplicadas somente a segunda dose nos pacientes já imunizados com a primeira. A depender da quantidade de vacinas encaminhadas na próxima semana, Campo Grande pode iniciar a vacinação de idosos de até 75 anos.

(matéria atualizada com informações da Sesau às 11h51)