Campo Grande já tem 53% da população completamente vacinada e avança para chegar à imunidade coletiva. Mesmo assim, ainda há algumas pessoas que acabaram esquecendo ou ‘fugindo' da segunda dose da vacina. Ao todo, há 4,2 mil pessoas que ainda não compareceram para completar o ciclo vacinal. 

A (Secretaria Municipal de Saúde) analisa que a adesão à imunização tem sido satisfatória em Campo Grande. Afinal, a cidade já tem a maioria da população completamente vacinada. “É a maior cobertura entre as capitais do país”, reforça. 

Contudo, a imunização ainda poderia melhorar. Para isso, as pessoas precisam comparecer para completar o ciclo vacinal. Até terça-feira (14), Campo Grande registrou 4.264 pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose entre fevereiro e julho, mas que ainda não compareceram. 

“Esse número é inferior ao último levantamento  realizado no dia 7 de julho onde, na ocasião, haviam 5.341 pessoas com a segunda dose em aberto. Ou seja, 1.077  pessoas que até então não haviam buscado a dose de reforço colocaram a vacina em dia”, explica a Sesau. 

O quantitativo atual de pessoas que atrasaram a segunda dose ainda é pequeno em relação aos que fizeram a ‘tarefa de casa', equivale a 0,8% do total de pessoas já vacinadas com as duas doses ou dose única em Campo Grande. Para incentivar os atrasados a buscar a vacina, a Sesau tem estratégias.

“Além da busca ativa que é realizada pelas unidades de saúde, o município tem feito o contato com estas pessoas via mensagem de e trabalho nas ações educativas e de conscientização por meio das redes sociais”.