Campo Grande recebe 4.090 doses da Coronavac nesta segunda-feira (24) para continuar aplicando a segunda dose. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que as doses fazem parte de um lote que seria devolvido ao Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena). 

A SES explica que o Dsei emprestou doses da vacina Coronavac para o Estado em abril, de modo a auxiliar no processo de imunização da população, mediante a devolução escalonada dessas doses. Contudo, na última sexta-feira (21) a (Secretaria Municipal de Saúde) enviou ofício à SES com pedido de doses da Coronavac para completar o esquema vacinal das pessoas que estão com a segunda dose em atraso. 

Conforme pactuado em CIB, Campo Grande recebeu 44.870 doses da Coronavac para zerar a fila de doses em atraso. Entretanto, no ofício a Sesau alegou que a quantidade foi subestimada, pois vacinaram população flutuante pertencentes de municípios vizinhos à Capital.

O secretário afirma que foi enviado ao Ministério da Saúde um levantamento enviado por cada município sobre o número de doses de Coronavac que necessitavam para a aplicação da segunda dose. “O Ministério da Saúde nos enviou o número de doses que solicitamos. Entretanto, alguns municípios fizeram um subdimensionamento das pessoas que estavam com a segunda dose da Coronavac atrasada. Estamos fazendo um levantamento junto aos municípios para possível remanejamento de doses não usadas para podermos enviar aos que estão precisando”, disse.

Mato Grosso do Sul recebeu 362.488 doses de Coronavac para a D1 e 362.572 para D2. Todas as dose foram enviadas aos municípios conforme pactuado entre os secretários municipais de saúde em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite).