Campo Grande foi uma das cinco cidades do país selecionadas para participar do Programa Nacional de Testagem para o coronavírus realizado pelo Ministério da Saúde. O lançamento está previsto para acontecer na sexta-feira (17) e ocorrerá de maneira simultânea em todos os municípios participantes por webconferência.

Além de Campo Grande, foram selecionadas para participar do programa as cidades de (RN), (RJ), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR).

Para Campo Grande serão disponibilizados 200 testes rápidos de antígeno que serão ofertados à população no Centro de Testagem da Covid-19, localizado na região central da Capital. O resultado do exame é divulgado entre 15 e 20 minutos.

Após a liberação, os técnicos devem orientar os pacientes a realizarem isolamento, em caso de detecção do coronavírus. Os resultados obtidos serão úteis para orientar os gestores no planejamento e realização de abordagens semelhantes nos estados e municípios.

Uma estratégia de testagem sistemática e abrangente é fundamental para identificar os casos sintomáticos e casos assintomáticos na população geral e grupos vulneráveis, segundo a prefeitura. 

Desta forma, é possível nortear a implementação de medidas de controle mais especificas para evitar a circulação do vírus, como isolamento dos casos e quarentena dos contactantes, de forma a permitir que a sociedade e a economia possam prosseguir com suas atividades de forma mais segura.

O lançamento do programa acontece às 09h no Centro de Testagem, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1811, no Centro.