Há dois meses e meio, Campo Grande atingiu a marca de 60% da população imunizada, ou seja, com o ciclo vacinal completo. A campanha de imunização estagnou nos últimos meses em todo o Estado e a Capital ‘luta' para sair da casa dos 60%. Os dados mostram que 73,3% da população campo-grandense tomou ao menos a D1, mas o problema é que muita gente está com a 2ª dose atrasada. O percentual de imunizados é de 69,5% na Capital, conforme dados da Sala de Gestão.

A (Secretaria Municipal de Saúde) aponta que 77.345 pessoas estão aptas para tomar a segunda dose, mas até agora não compareceram aos pontos de vacinação. A demora acaba prejudicando a proteção do organismo contra a doença. Além disso, caso as pessoas tivessem comparecido para tomar a D2, Campo Grande teria avançado no índice de cobertura vacinal. 

Dados da secretaria indicam que a maioria dos atrasados são pessoas que foram vacinadas com a . Entre pessoas que receberam a vacina da Pfizer, há 44.529 com doses em atraso. Em seguida, está a Coronavac com 26.865 pessoas em atraso e AstraZeneca, com 5.951 pessoas. 

Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo na última semana mostrou que apenas nove capitais brasileiras haviam atingido 70% da população imunizada — Campo Grande, que já foi líder nacional na campanha, ficou de fora. Em MS, outras grandes cidades têm índice de imunização superior, como Dourados (73,3% imunizados) e Três Lagoas (72%), por exemplo. 

A Sesau reforça que mais de 40 locais de vacinação estão abertos diariamente e os plantões para a vacinação acontecem todos os finais de semana. A 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina continua disponível e os plantões têm o objetivo de facilitar o acesso à vacina para quem não consegue ir até um destes locais durante a semana.

Quem vacina hoje? 

Campo Grande ampliou a vacinação com a dose de reforço e aplica a 2ª dose da nesta terça-feira (14). Além disso, o município continua com a 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina contra covid disponíveis nos pontos de imunização. 

Para tomar a 2ª dose da Janssen, é preciso ter sido vacinado até o dia 6 de julho, independente da idade. Já para tomar a 3ª dose, pessoas com 18 anos ou mais precisam ter completado o esquema vacinal, ou seja, terem tomado as duas doses da vacina, até o dia 14 de agosto. 

Ainda segundo o calendário, podem completar o ciclo vacinal aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca até o dia 14 de outubro. Também deve comparecer aos postos quem recebeu a Coronavac até o dia 23 de novembro ou a Pfizer até o dia 24 de novembro. A primeira dose continua disponível para todos com 12 anos ou mais.