Entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), 5.375 pessoas receberam vacina contra em . A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (22) pelo secretário municipal de saúde, José Mauro.

“Recebemos no início da semana 26.898 doses da vacina, o suficiente para imunizar 13.449 pessoas. Ainda não é o quantitativo necessário para concluir a primeira fase de vacinação, mas fizemos um cronograma para que o grupo que está mais vulnerável e que é essencial na luta contra o vírus seja imunizado”, declarou.

Os primeiros a serem imunizados na Capital foram que atuam na linha de frente no combate à pandemia com os que atuam hospitais públicos e particulares, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde) e do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Além deles, cerca de 400 idosos asilados tanto de instituições públicas como privadas também estão recebendo doses da vacina.

Nesta sexta-feira (22), o município iniciou a imunização em profissionais da saúde de 72 postos de saúde, já que também atendem pacientes suspeitos de estarem contaminados pelo vírus. Nestas unidades, são cerca de 3.780 trabalhadores que serão vacinados.

vacinação Campo Grande
Idosos do asilo São João Bosco fazem fila para receber vacina contra Covid-19. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“A ampliação da vacinação para as unidades de Atenção Primária garante que não haja nenhum risco de que a assistência à população de Campo Grande pare por falta de pessoal para atendê-la”, comentou a vice-prefeita Adriane Lopes.

Primeira etapa da vacinação Covid-19 em Campo Grande

Neste primeiro momento, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deixou claro que a vacinação será somente para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus e dos idosos que estão em casas geriátricas. ” Em razão da pouca quantidade de doses recebida pelo município não será possível expandir para os demais públicos neste momento. Assim que houver o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, o cronograma de vacinação seguirá seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, pontuou o órgão.

Já está definido que haverá um polo de vacinação no Ginásio do Guanandizão, com capacidade para vacinar cerca de 2,5 mil pessoas por dia. Além disso, deverá haver drives-thru para pessoas com dificuldade de locomoção e idosos. As unidades de saúde também devem oferecer os imunizantes e devem funcionar com horário estendido, informou o secretário municipal de saúde, José Mauro.