O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de “grande perigo” para algumas cidades de Mato Grosso do Sul, na tarde deste domingo (19). O alerta ocorre por conta da baixa umidade do ar.

Conforme o alerta, a umidade relativa do ar está abaixo de 12% em alguns municípios do Estado, causando um grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros.

Ao todo, são 19 municípios incluídos no aviso do instituto. São eles: Três Lagoas, Sonora, Selvíria, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Paranaíba, Paraíso das Águas, Inocência, Figueirão, Coxim, Costa Rica, Corumbá, Chapadão do Sul, Cassilândia, Camapuã, Aparecida do Taboado, Alcinópolis, Água Clara.

Altas temperaturas

No sábado (18), o Inmet já havia emitido outro alerta de risco potencial relacionado por conta das temperaturas que devem registrar 5ºC acima da média por período de até 2 dias.

Com grau amarelo, de perigo potencial, com nota 1 em escala que vai até 3, o fenômeno pode gerar leves riscos à saúde, avisam os meteorologistas. A área afetada se concentra sobre todo o estado e atinge regiões próximas à divisa com MS como o sul de Mato Grosso, parte de Goiás, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná.

Cuidados

Conforme o instituto, alguns cuidados se toram necessários:

  • Beber bastante líquido;
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Usar hidratante para pele e umidifique o ambiente;
  • Evitar bebidas diuréticas (café e álcool).