Cotidiano

Onda de calor: Inmet emite alerta para temperaturas até 5ºC acima da média em todo o MS nos próximos dias

Maioria dos municípios deve ter termômetros ultrapassando a marca dos 40ºC

Gabriel Maymone Publicado em 18/09/2021, às 15h41

Calor ficará acima da média nos últimos dias de inverno
Calor ficará acima da média nos últimos dias de inverno - Divulgação

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de onda de calor para os próximos dois dias em todo o Mato Grosso do Sul. O aviso indica que as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média a partir da tarde deste sábado (18) até a noite de segunda-feira (20). O inverno termina no dia 22, quando começa a primavera.

Com grau amarelo, de perigo potencial, com nota 1 em escala que vai até 3, o fenômeno pode gerar leves riscos à saúde, avisam os meteorologistas.

A área afetada se concentra sobre todo o estado e atinge regiões próximas à divisa com MS como o sul de Mato Grosso, parte de Goiás, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná.

Neste sábado, a estação meteorológica de Água Clara já marcou 41.1ºC. Em Três Lagoas, a máxima chegou a 40.7ºC. Veja outras temperaturas neste sábado:

  • Campo Grande:  37.8ºC
  • Corumbá: 40ºC
  • Coxim: 39.9ºC
  • Jardim: 39.5ºC
  • Cassilândia: 38.8ºC
  • Dourados: 36.6ºC
  • Ponta Porã: 36ºC

Previsão

Dessa forma, a máxima para o domingo podem ultrapassar os 40ºC em várias regiões do Estado.  Em Corumbá, a máxima chega a 42ºC, com mínima de 26ºC Porto Murtinho também pode ultrapassar essa marca nos próximos dias.

Coxim, no norte do Estado, pode alcançar os 40ºC também, assim como Três Lagoas.

Já, Campo Grande, pode ter mais calor ainda e ter termômetros na casa dos 39ºC.

No sul de MS, Ponta Porã deve esquentar e ter temperatura na casa de 38ºC. Até mesmo Sete Quedas, no extremo sul de MS pode ter calor acia dos 40ºC.

Jornal Midiamax