Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cadeirante perde prova da UFMS após motorista de aplicativo recusar e Fusca da família ter pane

Entrar na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é o sonho de muitas pessoas que querem estudar e alcançar seus objetivos profissionais. Mas muitos sonhos acabam sendo adiados ainda antes do vestibular. Foi o que aconteceu com César Recalde Aveiro, 39 anos, que é cadeirante e sofreu uma série de acontecimentos na ida […]
Arquivo -

Entrar na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é o sonho de muitas pessoas que querem estudar e alcançar seus objetivos profissionais. Mas muitos sonhos acabam sendo adiados ainda antes do . Foi o que aconteceu com César Recalde Aveiro, 39 anos, que é cadeirante e sofreu uma série de acontecimentos na ida para a prova, na manhã desta sexta-feira (29), em .

Por ter mobilidade reduzida, ele precisa de um professor de educação especial para o ajudar na prova. Então, mesmo morando no Bairro Pioneiros, ele  acabou sendo designado para a (Universidade Católica Dom Bosco), pois seria o local que havia a disponibilidade desse profissional.

A jornada de César começou quando sua mãe, Salvadora de Aveiro, 59, que o acompanhou, chamou um motorista de aplicativo para levá-los ao local da prova. “Ele aceitou a corrida, mas quando viu que era cadeirante, não quis levar”, conta a mãe, ainda desolada.

Assim, decidiram ir com o carro da família mesmo, um Fusca, que não está com a parte mecânica em boas condições e, por isso mesmo, não seria a primeira opção de César. Então, o irmão dele dirigiu para ele até a UCDB.

vestibular UFMS
Mãe de César lamenta que filho tenha perdido prova da UFMS. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Estava tudo indo bem, até que, já na Avenida Tamandaré, o veículo sofreu um pane. Nesse momento, quando César já dava tudo por perdido, o irmão conseguiu consertar o carro e seguiram, novamente, para a universidade.

Apesar dos esforços, os portões já estavam fechados para César, que viu o sonho de cursar ciências contábeis na UFMS ser adiado. “Quero estudar, trabalhar, me inserir na sociedade”, lamentou.

Outra candidata que perdeu a prova foi Ivia Milleny, 19, que deseja cursar Direito. Ela contou que mora no Bairro Tijuca e saiu de casa às 7h, mas o trânsito não colaborou. “O motorista do aplicativo pegou uma rota alternativa, mas não deu”.

Ela conta que fez a prova do Enem já, mas também pretendia prestar o vestibular da UFMS para aumentar suas chances de ingresso.

Congestionamento e aglomeração

Nos três maiores locais de aplicação da prova na cidade: UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Anhanguera-Uniderp e no próprio campus da instituição, há relatos de trânsito lento e aglomeração.

Na UCDB, a situação do trânsito é mais caótica, pois há uma rota principal de acesso. Assim, a avenida Tamandaré registrou congestionamento.

Já na Anhanguera-Uniderp, minutos antes do fechamento dos portões, os candidatos enfrentaram aglomeração para passar pela catraca. As imagens mostram mais de 300 pessoas esperando para entrar para o vestibular. Além disso, o trânsito nas avenidas do entorno ficaram com trânsito lento devido ao fluxo de veículos.

Por lá, a fila para acessar o prédio dobrou o quarteirão, na Avenida Ceará.

Vestibular

O vestibular da UFMS ocorre em 11 municípios do Estado. Ao todo, são ofertadas 5.276 distribuídas em 114 cursos de graduação, sendo 4.249 são para o exame e 1.027 para o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

Cerca de 16.394 candidatos devem participar das provas. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Últimas Notícias

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira 

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho