O vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) mudou a rotina de na manha desta sexta-feira (29). Nos três maiores locais de aplicação da prova na cidade: (Universidade Católica Dom Bosco), Anhanguera- e no próprio campus da instituição, há relatos de trânsito lento e aglomeração.

Na UCDB, a situação do trânsito é mais caótica, pois há uma rota principal de acesso. Assim, a avenida Tamandaré registrou congestionamento. Alguns candidatos temeram não conseguir chegar a tempo para a prova, que começou às 8h. “Meu marido levou meu filho. Eles acabaram entrando numa rota alternativa e chegaram lá, mas muitos perderão o horário”, relatou Joelma.

vestibular UFMS
Avenida Tamandaré teve congestionamento minutos antes do fechamento dos portões do vestibular da UFMS. (Foto: Fala povo, Midiamax)

Já na Anhanguera-Uniderp, minutos antes do fechamento dos portões, os candidatos enfrentaram aglomeração para passar pela catraca. As imagens mostram mais de 300 pessoas esperando para entrar para o vestibular. Além disso, o trânsito nas avenidas do entorno ficaram com trânsito lento devido ao fluxo de veículos.

Vestibular

O vestibular da UFMS ocorre em 11 municípios do Estado. Ao todo, são ofertadas 5.276 vagas distribuídas em 114 cursos de , sendo 4.249 são para o exame e 1.027 para o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

Cerca de 16.394 candidatos devem participar das provas.

Os locais da avaliação será em Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os portões das unidades abrem às 7h e devem fechar pontualmente às 8h, no horário oficial de Mato Grosso do Sul. Os candidatos terão das 8h às 13h para a conclusão do exame, que será composta por questões objetivas e redação.

Biossegurança

Segundo a UFMS, todas as normas de biossegurança para a realização das provas estão na cartilha de orientações aos candidatos. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscaras; o distanciamento de 1,5m entre candidatos e colaboradores durante todas as etapas do processo seletivo; e a adoção das regras de higiene pessoal, com a adequada higienização das mãos com água e sabonete ou com álcool 70%.

vestibular UFMS
Na entrada da UCDB, a situação é mais tranquila. (Foto: Fala povo, Midiamax)

Para os candidatos ao curso de licenciatura em Música, além da prova objetiva e da redação também é necessária a realização da Prova de Habilidades Específicas em Música. Por conta da pandemia, neste ano será realizada on-line. O aluno deve enviar o registro com três vídeos separados.