registrou cinco mortes por , o novo coronavírus, neste domingo (21). Apesar do que foi compartilhado nas no domingo, quando não houve divulgação de registro de mortes, os dados no são mais completos na segunda-feira e, por isso, óbitos não constaram no informativo de ontem da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Boletim confirma que Campo Grande teve cinco mortes por Covid-19 no domingo
Datas sublinhadas em amarelo ocorreram no dia 21 de fevereiro em Campo Grande conforme boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) | Foto: Reprodução/SES

Conforme o boletim epidemiológico da SES deste domingo, apenas seis novas mortes foram registradas em todo o Estado. Mortes que ocorreram nos dias 14, 17, 19 e dia 20, mas que somente aparecem no boletim após confirmação da doença nas vítimas.

Diante do processo de verificação de dados e resultados dos exames, as mortes que efetivamente ocorreram neste domingo aparecem em boletim epidemiológico desta segunda-feira (22). Confira a imagem ao lado.

As datas sublinhadas em vermelho são referentes aos óbitos que ocorreram neste domingo (21) em cidades do interior, como Dourados, Naviraí, Itaporã e Terenos.

Já as datas sublinhas em amarelo são referentes as mortes que foram registradas neste domingo, 21 de fevereiro, em Campo Grande. Ao todo, foram cinco óbitos, quando moradores com idades entre 65 e 83 anos perderam a vida para o coronavírus.

Comparado ao informativo do dia 7 de fevereiro, domingo, não aparecem mortes registradas para tal data. Confirmações das vítimas daquele domingo foram divulgadas apenas na segunda-feira (8).

O mesmo se refere ao boletim do dia 14 de fevereiro, também um domingo. As mortes referentes ao dia em questão não aparecem na data da publicação. Os óbitos do dia 14 em Campo Grande e no interior aparecem em informativo oficial da SES no dia seguinte, segunda-feira (15).

Redução passageira

Apesar da queda no número de novos casos e de mortes por coronavírus em Mato Grosso do Sul, a redução pode ser apenas passageira. Na última semana epidemiológica, o Estado registrou 4.987 casos confirmados, um número praticamente igual ao da semana anterior. Nesta segunda-feira (22), MS tem uma média móvel de 722 casos de covid-19 por dia, a maior média registrada nos últimos 21 dias.

Com 722 casos de coronavírus por dia, MS chega à maior média das últimas três semanas
Fonte: SES

A secretária adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde) Crhistinne Maymone explica que o número de casos na semana 7, que encerrou no sábado (20), foi quase o mesmo da semana 6, que teve 4.985 casos novos. Maymone comenta que houve um aumento na taxa de contágio, um dado ruim que demonstra que os sul-mato-grossenses têm saído mais, se expondo ao risco de infecção do coronavírus.