Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bairros com maior índice de leishmaniose devem receber primeiros atendimentos do castramóvel

Ainda sem uma data estabelecida, o primeiro castramóvel de Campo Grande deve iniciar os serviços em bairros de maior vulnerabilidade e índice de casos de leishmaniose. A prefeitura municipal confirmou, nesta segunda-feira (11), que a entrega da documentação do veículo e do tipo de atendimento está na fase final. Um fator considerável, de acordo com […]
Arquivo -

Ainda sem uma data estabelecida, o primeiro castramóvel de deve iniciar os serviços em bairros de maior vulnerabilidade e índice de casos de leishmaniose. A prefeitura municipal confirmou, nesta segunda-feira (11), que a entrega da documentação do veículo e do tipo de atendimento está na fase final.

Um fator considerável, de acordo com o município, para que os serviços sejam liberados é a avaliação do cenário de casos de na Capital. Em nota, a prefeitura ressaltou que o controle de novos casos da Covid-19 devem estar amenizados, para não gerar aglomeração nos pontos de encontro.

Alguns documentos foram enviados errado ao (Regional de Medicina Veterinária de ), o que acabou atrasando a previsão do início das atividades. As equipes da entidade devem realizar uma nova fiscalização no veículo para o final e autorização dos serviços.

É necessário que levemos em consideração dois fatores: a entrega dos materiais que foram encaminhados errados ao CCZ de Campo Grande e o controle da ascensão de novos casos de Covid-19, visto que a presença do castramóvel poderá gerar uma aglomeração de pessoas maior do que o esperado.

“Inicialmente o CCZ tem previsão para início das atividades para o final do mês de fevereiro. Já há uma previsão de alguns bairros para serem os primeiros a serem atendidos, para isso é levado em consideração o índice de vulnerabilidade socioeconômica da população, o número de animais errantes que circulam pelo bairro e os índices de registros de leishmaniose entre eles, por exemplo. Contudo não é possível ainda informar qual será o primeiro bairro a ser atendido, visto que o cronograma ainda está em fase de finalização”, informou.

O CRMV-MS aprovou, na tarde da última sexta-feira (8), partes do documento e autorização para a funcionalidade do castramóvel. De acordo com a Resolução CRMV-MS nº 91/2020 no artigo 2º e 3º é necessário que o médico veterinário seja responsável técnico para a realização dos procedimentos cirúrgicos.

Além disso, é obrigatória a apresentação de anotação de Responsabilidade Técnica com médico veterinário homologada pelo conselho para elaborar um projeto de controle controle populacional de cães e gatos.

“De modo geral, para realizar um programa de controle populacional no município, faz-se necessário submeter o projeto ao CRMV-MS do com antecedência mínima de 60 dias ao início previsto para a execução das atividades, as quais só poderão ocorrer após a aprovação. É obrigatório que a ação tenha um médico-veterinário Responsável Técnico (RT), com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) homologada”, disse o presidente do conselho, Rodrigo Piva.

Outra exigência é que o conselho avalie e aprove as ações realizadas durante o funcionamento dos trabalhos, com 60 dias de antecedência, no mínimo.

Atendimento gratuito

O objetivo é atender, em média, 30 castrações por fim de semana, sendo 10 em animais machos e 20 em animais fêmeas. Por conta dos feriados do fim de ano, houve atraso na documentação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em dia de evento, acidente deixa parte de Inocência sem energia elétrica

Voo de Belém-Macapá tem duração de 5h

Bruna Biancardi revela reação de Neymar com segunda gravidez: ‘Chororô’

Campo Grande abre processo seletivo com 226 vagas para as áreas da saúde e direito

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

‘Era meu braço direito’, diz pai de homem assassinado a tiros no Aero Rancho

Últimas Notícias

Brasil

Muro desaba e 11 estações são fechadas no Rio de Janeiro

Incidente aconteceu em um dos horários com maior concentração de passageiros

Sem Categoria

Chegada de fábrica de celulose em Inocência aumenta em 30% ocorrências policiais

Aumento nas ocorrências estaria ligado ao aumento populacional na cidade

Transparência

MP pede suspensão de licenciamentos de construções no entorno do Parque dos Poderes

Recomendação foi enviada para a prefeitura de Campo Grande, após audiência pública discutir impactos ambientais na região

Polícia

Operação da Polícia Federal prende 20 foragidos da Justiça em um único dia em MS

Foragidos foram presos nesta terça-feira (8)