Associação Médica do assina boletim da AMB (Associação Médica Brasileira) onde afirma que a utilização dos medicamentos hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina deve ser banida do combate à pandemia, pelo fato de não possuírem eficácia científica comprovada no tratamento ou prevenção da covid-19.

A AMB, entidade que reúne mais de 80 sociedades de especialidades e órgãos federados do país, se manifestou nesta terça-feira (23) contra o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19, como hidroxicloroquina e ivermectina, no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

Alguns desses medicamentos, que fazem parte do chamdo”kit covid”, têm sido indicados pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia, para o chamado tratamento precoce da doença causada pelo coronavírus.

A AMB também alerta para que os pacientes com suspeita ou covid-19 confirmada não devem se automedicar, dizendo que fármacos como corticoides, dexametasona e predinisona, utilizados fora do período correto podem piorar a evolução da doença.

“Aos médicos, reafirmamos que o uso de corticoides e anticoagulantes devem ser reservados exclusivamente para pacientes hospitalizados e que precisem de oxigênio suplementar, não devendo ser prescritos na covid leve”, acrescentou. “Fake news desorientam pacientes”, disse a AMB.