Cotidiano

Assembleia de MS faz homenagem a dentistas em alusão ao Dia do Odontólogo

Sessão solene em comemoração ao Dia do Odontólogo (25 de outubro)

Diego Alves Publicado em 28/10/2021, às 00h34

Divulgação
Divulgação

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) fez uma homenagem a dentistas na noite desta quarta-feira (27) em Campo Grande.   A Assembleia lembra que, para evitar a disseminação da Covid-19, em março de 2020, o Ministério da Saúde, orientou a suspensão do atendimento odontológico eletivo no SUS (Sistema Único de Saúde) e na rede privada, gerando um grande impacto na atividade. Com isso, os cirurgiões-dentistas tiveram que implementar novos protocolos de trabalho. 

A sessão solene em comemoração ao Dia do Odontólogo (25 de outubro) foi proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que é dentista de formação. “É o momento de a gente homenagear os profissionais que se dedicam para trazer o bem-estar e a saúde a todo cidadão. Neste ano temos um motivo ainda mais especial, rendemos nossa gratidão aos profissionais que atuaram na linha de frente, inclusive na vacinação. Eles foram importantes nas UTIs, cuidando da saúde bucal dos pacientes intubados e evitando focos infecciosos que podem agravar a doença”, afirmou Mara.

A presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), Silvânia da Silva Silvestre, explicou que a profissão foi evidenciada durante a pandemia. “Por ser uma profissão em contato direto com a principal via de transmissão, a boca, a orientação no primeiro momento foi a suspenção dos atendimentos eletivos. Mas, como o exercício da odontologia sempre exigiu, de forma rotineira, uma série de cuidados em relação à biossegurança, logo foram poucas as adequações. Mostramos que não poderíamos parar, pois os problemas bucais, como a periodontite e outras complicações na cavidade oral, aumentam a probabilidade de um infectado ser acometido por formas mais graves do coronavírus”, informou.

Homenageados

Os profissionais e entidades outorgadas com o Diploma de Honra ao Mérito foram : Amanda Moura, Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MS), José Fernando Barbosa dos Santos, José Natan de Paula Dias, Larissa Vicente Martelosso Couto, Leiliane Magi Lopes Hans, Márcio Augusto de Oliveira, Paulo Henrique Rissato, Rafaela Marques, Rhaiza Rejane Neme de Matos, Simone Lopes, Valdir Couto de Souza Júnior, Victor Ferzelli, Christinne Carvalho Maymone Gonçalves, José Wilson Capdeville Bastos, Magali Martins Trivelato, Mariam Kodjaoglanian di Giorgio, Thaís Rodrigues Gondim, Ariel Farias da Silva, Gustavo Maroso Gessi, Inês dos Santos Porto e Márcia Rodrigues Gorisch. 

Jornal Midiamax