Após temporal, prefeitura tira árvores de ruas e reativa semáforos em mais de 200 cruzamentos

Tempestade atingiu a Capital e várias cidades de MS deixando rastro de destruição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mais de 150 árvores foram derrubadas pela força do vento
Mais de 150 árvores foram derrubadas pela força do vento

Depois de temporal desvastar Campo Grande, na sexta-feira (15), com ventos de quase 100 km/h, a prefeitura continuar com os serviços de limpeza e reparo dos danos, neste domingo (17), com mais de 300 colaboradores e 30 caminhões. 

Mais de 150 árvores caíram na Capital, e, de acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), as que ainda não foram retiradas estão sobre a rede de energia, o que depende do trabalho conjunto com a concessionária. Levantamento da Prefeitura constata que não houve prejuízos às estruturas de obras e de drenagem.

O ritmo dos serviços de limpeza das ruas dependerá do tempo firme, segundo o Executivo Municipal. Além das intervenções imediatas, a prefeitura elabora uma série de medidas a serem tomadas ao longo dos anos para conter os prejuízos mediante as ameaças futuras de desastres da natureza.

Desde a tarde do dia 15 de outubro, equipes da Sisep e da Defesa Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos de controle de desastres, percorrem as sete regiões da cidade para minimizar os danos causados pela ventania e tempestade de poeira que, além da sujeira, atingiu o sistema de semaforização. Avenidas de grande fluxo como a Mato Grosso e a Afonso Pena tiveram praticamente todo o conjunto de semáforos afetados ao longo de sua extensão.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) contabiliza 212 cruzamentos semafóricos afetados por toda a cidade, sendo que 60% destes foram interrompidos com o desligamento da energia elétrica. Apesar de quase todos os equipamentos já estarem operando normalmente, a Agetran aguarda o restabelecimento do sistema de energia elétrica em alguns pontos, para que possa reativar os sinais de trânsito imediatamente.

A prefeitura informou que mantém os canais de atendimento disponíveis para que a população solicite serviços como a limpeza de ruas, nos números 156 e o 199, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h e, no sábado, até o meio-dia.

Além disso, as equipes que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social estão em alerta e acompanhando a situação das famílias em vulnerabilidade assistidas pelos 21 Cras, distribuídos nas sete regiões da cidade, incluindo a unidade localizada no Distrito de Anhanduí.

As equipes monitoram as famílias via grupos de WhatsApp, além do presencial, se dirigindo até o endereço, para verificar a necessidade de ofertar benefícios eventuais.

Conteúdos relacionados