Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após ser notificada, usina rebate e ‘culpa’ ONS pela seca do Rio Sucuriú em MS

A seca do Rio Sucuriú tem deixado os moradores de Três Lagoas intrigados após o rio recuar cerca de 50 metros nesta segunda-feira (4). A CTG Brasil, empresa que administra a Usina de Jupiá havia negado responsabilidade diante da situação e rebateu, afirmando que a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) seria o “culpado” pelo […]
Arquivo -

A seca do Rio ú tem deixado os moradores de intrigados após o rio recuar cerca de 50 metros nesta segunda-feira (4). A CTG Brasil, empresa que administra a Usina de Jupiá havia negado responsabilidade diante da situação e rebateu, afirmando que a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) seria o “culpado” pelo baixo nível do rio.

Conforme nota da empresa ao Jornal Midiamax, a redução no volume do rio seria temporário e estaria relacionada com determinação da ONS para preservar o maior volume de água nos reservatórios de acumulação da usina.

“Essa ação está sendo implementada pelo ONS na tentativa de minimizar os efeitos da forte estiagem evidenciada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil desde 2019 e garantir a segurança energética do país” explicou.

Ainda em nota, a CTG Brasil pontua que a Usina Hidrelétrica de Jupiá opera com vazão reduzida atualmente, para fins de geração de energia, liberando a quantidade mínima de água.

“O nível do reservatório encontra-se dentro da faixa de operação autorizada pelos órgãos ambientais e regulatórios. A Empresa ressalta ainda que a operação da UHE Jupiá e de todas as usinas hidrelétricas do País é coordenada pelo ONS, tanto no que se refere à geração de energia quanto ao controle do nível dos reservatórios. Essa operação leva em consideração diversos fatores, como o usos múltiplos e os níveis dos demais reservatórios do País.

Nesta terça-feira (5), o prefeito Angelo Guerreiro (),  junto a representantes do MPMS (Ministério Público) e do (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estiveram no local. O promotor Antônio Carlos Garcia de Oliveira afirmou que encaminharia uma notificação a empresa, CTB Brasil, responsável pela usina, além da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da ONS e aguarda retorno.

Rio secando

De acordo com informações de uma moradora local, o recuo do rio está chegando a 50 metros do normal. Os moradores afirmam que, há mais de décadas isso não acontecia. “É muito triste ver o que está acontecendo. Ninguém faz nada”, disse.

Em uma fazenda, também foi registrado uma seca no rio. “Surpreendente a situação do rio. A praia do balneário desapareceu, os caras estão empurrando os barcos no braço. Secou. É de se preocupar”, disse um morador em vídeo.

*matéria atualizada às 13h20 para correção de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Últimas Notícias

Transparência

Nove anos após iniciar trabalho, Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar a Terra Indígena Apyka’i

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu

Cotidiano

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Alimentos foram arrecadados durante gincana solidária da SIPAT 2025 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levados para o Paraguai