Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aplicada em MS, a vacina da Janssen tem reação? Entenda quais os sintomas e proteção da dose

Vacina tem eficácia de 85% contra sintomas graves da covid-19 após 28 dias da aplicação
Arquivo -
Estado tem 52
Estado tem 52

Novidade em e aplicada em dose única, diferente dos imunizantes de outras farmacêuticas, a vacina da Janssen tem despertado certa desconfiança. O primeiro lote chegou há 10 dias ao Brasil e a vacina já tem sido aplicada em e no interior. Mas, afinal, quem tomou a vacina da Janssen pode ter reações? 

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Julio Croda explica que a vacina Janssen tem vantagens e uma delas é ter poucas reações adversas. Ainda mais importante, o especialista explica que estudos demonstraram que a vacina protege contra a variante Delta, que é ainda mais perigosa que a variante P1, do Amazonas. 

Quais as reações da vacina? 

As reações após tomar a vacina da Janssen costumam ser leves. Conforme a bula da vacina, os efeitos colaterais podem aparecer até três dias após a vacinação. Entre os sintomas, o paciente pode sentir dor e inchaço no braço, onde a dose foi aplicada. 

Além disso, sintomas como cansaço, dor muscular, dor de cabeça, febre e náuseas também podem ser sentidos. Em suma, não é preciso temer, sintomas como estes são comuns na maior parte das vacinas. 

Só uma dose é suficiente? 

Diferente das outras vacinas aplicadas no Brasil, a vacina da Janssen conta com dose única. O imunizante contou com testes em diferentes países e apresentou uma eficácia de até 72% nos Estados Unidos e de 68% no Brasil, com apenas uma dose. A vacina tem a eficácia global de 66% contra infecções sintomáticas, 76% contra sintomas graves e morte por após 14 dias, eficácia que aumenta para 85% após 28 dias da aplicação. 

Além disso, a Johnson & Johnson comunicou na quinta-feira (1) que a vacina oferece imunidade por pelo menos oito meses. “Os dados atuais para os oito meses estudados até agora mostram que a vacina de dose única Johnson & Johnson COVID-19 gera uma forte resposta de anticorpos neutralizantes que não diminui; em vez disso, observamos uma melhora com o tempo”, Dr. Mathai Mammen, chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da J&J, disse em um comunicado.

Proteção contra variante Delta

Mato Grosso do Sul tem enfrentado uma queda nos casos diários e mortes por coronavírus, porém, a chegada da variante indiana Delta pode ser uma ‘pedra no sapato’. Por isso, ter cada vez mais pessoas imunizadas é importante. 

A mutação identificada na Índia pode estar circulando por todo o país, inclusive em Mato Grosso do Sul. A variante Delta é, pelo menos, 2 vezes mais transmissível do que a P1 (Gama) e, consequentemente, mais letal. “Se a variante [Delta] se tornar predominante [pode ter aumento de casos], pois não temos a cobertura vacinal alta, em torno de 70% a 90% [com as duas doses]. Somente com a cobertura de vacinados alta que vamos ter tranquilidade para enfrentar a nova variante”, observou o infectologista Julio Croda. 

A vacina da Janssen será utilizada para imunização de toda a população nas cidades de fronteira em Mato Grosso do Sul. Segundo divulgado na quinta (1), foi realizado um teste de voluntários vacinados contra a variante Delta, da Índia, a variante Beta, da África do Sul, e a variante P1, do Brasil. 

“Uma única dose da vacina da Johnson & Johnson gerou anticorpos neutralizantes contra uma série de variantes preocupantes do SARS-CoV-2, incluindo contra a Delta, cada vez mais prevalente e transmissível”, informou a empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Últimas Notícias

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande

Brasil

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Criança estava sozinha no quarto quando caiu