Com a meteorologia indicando nova tempestade para este fim de semana, especialmente no domingo (24), a Prefeitura de Campo Grande se prepara para a chegada do temporal com uma série de medidas preventivas, inclusive, a convocação de uma equipe com 700 servidores de prontidão para atender à demanda de possíveis tragédias e impactos em geral das fortes chuvas com ventania.

Tendo a informação das áreas que apresentam o maior risco de enchentes e alagamentos, a Prefeitura traçou um plano para limpeza das bocas de lobos nas sete regiões da cidade, intensificando o serviço nas áreas que podem receber maior volume de chuva, conforme estudo meteorológico.

São elas:

  • Vila Popular
  • Vila Progresso
  • Morenão
  • Região do Shopping Campo Grande
  • Parque dos Poderes
  • Carandá Bosque
  • Parque Ecológico Sóter

O meteorologista Natálio Abrahão, da Estação Meteorológica Uniderp, explicou que a chuva chegará a Campo Grande já na noite de sábado (23). Caso se confirme e a previsão não erre, a chuva forte deve ocorrer entre as 20h de hoje (23) e as 2h de domingo (24). Para este breve período de seis horas, estão previstos 71 mm de chuva.

“Haverá picos de ventos que poderão chegar a 70 km/h. Ventos acima de 54 km/h já são o suficiente para derrubar árvores e destelhar casas. A vegetação já estava fragilizada antes da tempestade [do dia 15 de outubro], agora estão mais ainda”, avisou.

Segundo a meteorologia, ainda há grandes chances de ocorrer uma nova tempestade de areia em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira, devido à combinação de vários fatores: chegada de temporal, vendavais e solo seco.

O prefeito fez um apelo à população. A orientação geral é para que todos fiquem em casa. “Se puderem, permaneçam em suas casas nesse período da noite de sábado até a manhã de domingo. Vamos todos dar a nossa cota de esforço para enfrentar mais uma ação da natureza prevista para a nossa cidade”, declarou em coletiva nesta sexta-feira (22).