Adolescentes serão vacinados imediatamente após maiores de 18 anos, diz Marquinhos

Campo Grande já aplica doses em pessoas com 19 anos ou mais nesta segunda-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Início da vacinação de adolescentes em Campo Grande deve começar ‘imediatamente’ após a conclusão da aplicação de doses no público a partir de 18 anos, informou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) na manhã desta segunda-feira (9).

“Vai chegar em 18. A partir disso, depende do envio [de doses do Ministério da Saúde]”, disse o prefeito ao Jornal Midiamax.

Nesta segunda-feira (9), a Capital começou a vacinação em jovens com 19 anos ou mais. Portanto, a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos deve iniciar ainda em agosto. “[Será] imediatamente, a gente não retém [doses]”, declarou Marquinhos.

Sobre a possível aplicação de uma 3ª dose antes da vacinação do público menor de 18 anos, Trad pontuou que ainda não existem estudos prontos sobre esse tipo de reforço.

Imunização de adolescentes

Mato Grosso do Sul atingiu na semana passada a marca de 80% da população adulta vacinada com ao menos 1 dose da vacina contra covid. Dessa forma, o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de MS) busca acelerar o início da imunização de adolescentes a partir de 12 anos. O Conselho já havia previsto que o início da vacinação desse público deveria começar entre agosto e setembro.

Conforme levantamento realizado pelo Conselho, das 79 cidades de MS, 35 estão vacinando pessoas com 18 anos, o que corresponde a 44% do total, 25 cidades estão imunizando pessoas de 19 a 28 anos (33%), e 19 municípios estão na faixa etária de 30 a 38 anos (23%).  

Assim, o presidente do Cosems, Rogério Leite, disse que já há um planejamento para iniciar a vacinação desse público que está na faixa etária entre 12 e 17 anos. “Nas próximas remessas, junto ao Governo do Estado, vamos buscar um nivelamento por faixa etária, para que todos avancem de maneira mais igualitária, para podermos começar a imunização em adolescentes sem comorbidades”, declarou.

De acordo com levantamento do Cosems, 37 cidades já finalizaram a vacinação em adolescentes com comorbidades, que entraram como grupo prioritário. “Estamos planejando as ações para que, juntos, possamos começar a vacinar os adolescentes com mais de 12 anos sem comorbidades”, pontuou Leite.

Conteúdos relacionados