Com o retorno das aulas municipais previsto para próxima segunda-feira (26), um projeto amplamente divulgado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2020 foi afetado.

Ainda em março do ano passado, o Poder Municipal divulgou que os moradores em situação de rua – um número que girava em torno de 230 – seriam encaminhados de forma não compulsória a alojamentos onde teriam acesso a pouso e alimentação. Três dos cinco pontos eram escolas municipais, que não recebiam aulas naquele momento.

A medida foi tomada para atenuar a propagação da covid-19, principalmente entre essa parcela da população. Após um ano e meio, o projeto, assim como concebido, “chegou ao fim”.

“O acolhimento continua sendo feito sem qualquer prejuízo ao público atendido por meio da iniciativa, porém, com o retorno das aulas da Reme, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma readequação em dois, dos três locais de acolhimentos provisórios criados pela prefeitura durante a pandemia, para que as escolas cedidas à SAS pudessem ser liberadas no início deste mês de julho”, disse a SAS.

A Secretaria ainda informou que, com o encerramento das atividades no anexo da Escola Municipal Antonio Lopes Lins, na última semana, as pessoas acolhidas foram remanejadas para a Casa de Passagem Resgate. Já os acolhidos que estavam na Escola Municipal Maria Regina Vasconcelos Galvão, foram levados para comunidades terapêuticas e para a Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA I).  O Centro Dia segue com o acolhimento provisório de idosos em situação de rua.

A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, no bairro Dom Antônio Barbosa, que inclusive foi usada como modelo para mostrar à imprensa na época, foi desativada ainda em outubro de 2020 por conta das eleições municipais, já que a Justiça Eleitoral pediu que o local fosse usado como polo de votação.

“As pessoas dessa unidade foram transferidas na época para a Escola Municipal Antonio Lopes Lins”.

Pontos atuais de acolhimento:

– Casa de Passagem Resgate.

– Comunidades terapêuticas e para a Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA I).

–  Centro Dia – exclusivo para idosos.