Abandonados, filhotes de pica-pau e periquitos são resgatados após terem ninhos destruídos por temporal

Lar dos pássaros, mais de 150 árvores caíram na Capital nos últimos dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Periquitos foram encaminhados para o Cras
Periquitos foram encaminhados para o Cras

Sete filhotes de pica-pau e periquitos foram resgatados na manhã desta sexta-feira (17), em dois bairros de Campo Grande. Três pequenos pica-paus e quatro periquitinhos foram vítimas da crueldade da natureza durante o temporal de sexta-feira (15), que derrubou mais de 150 árvores na Capital. 

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foram aos locais e resgataram os filhotes que não apresentavam ferimentos. As aves foram recolhidas e encaminhadas ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande, onde serão reabilitadas e devolvidas ao seu habitat natural.

Às 8h15, uma moradora, de 40 anos, do bairro Vinícius acionou a equipe para realizar o resgate de três filhotes de pica-pau, que haviam caído junto com o ninho de uma árvore durante o temporal. Às 9h45, um morador, de 25, do Coophasul telefonou à PMA para resgatar quatro filhotes de periquitos que tinham caído junto com o ninho de uma árvore em frente à sua residência.

Os temporais coincidem com o período reprodutivo da maioria das aves e isso gera problemas a alguns filhotes que caem com ninhos, os quais são derrubados pelos fortes ventos, ou mesmo, as árvores e galhos, onde estão os ninhos.

Beija-flores e ararinhas mortas

No bairro Jardim Tijuca, na sexta, dois filhotes de beija-flor caíram dentro do ninho, que estava acoplado em um pequeno galho de árvore que foi ao chão em frente uma residência, com a ventania forte pela manhã ocorrida no bairro. Eles foram resgatados pela PMA.

Todos os filhotes estão sãos e salvos, mas três filhotes de araras-canindé não tiveram a mesma sorte.  Segundo informações do Projeto Aves Urbanas Araras e Instituto Arara Azul, que monitoram as aves na Capital, as ararinhas já estavam sem vida quando a equipe chegou, no bairro Bela Vista, após o coqueiro que elas moravam desabar.

Foto: Divulgação

 

Conteúdos relacionados

abelha