A um mês para o início do ano letivo na rede estadual de , o governo do Estado ainda não decidiu se o retorno será remoto ou presencial, no modelo híbrido. Apesar da indefinição, já foram utilizados R$ 3,6 milhões na aquisição de insumos para higiene dos alunos contra a disseminação da .

O retorno está previsto para a próxima segunda-feira (1º). Para o retorno dos 194,7 mil alunos em 347 escolas estaduais, a SED (Secretaria Estadual de Educação) o Estado trabalha com três possibilidades: presencial, remoto ou híbrido, que seria um rodízio com turma dividida e parte dos alunos frequentando a escola em alguns dias da semana. Esta última é a mais provável.

A decisão será baseada nas orientações do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança) da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e do COE (Centro de Operações de Emergências)

Inclusive, o governo do Estado já utilizou R$ 3,6 milhões na compra de itens de segurança como termômetros, luvas, máscaras, borrifadores, álcool gel 70, dispenser em totem e materiais de limpeza. As medidas de biossegurança foram definidas por uma comissão formada por 21 instituições como Fetems (Federação dos Trabalhadores de Educação de MS), por exemplo, parra o retorno das atividades.

Ano letivo

A programação ainda conta com sábados letivos, bem como 15 dias de férias escolares entre os dias 2 e 16 de julho. As aulas estão marcadas para terminar no dia 10 de dezembro de 2021. Os exames finais serão realizados entre 13 e 16 de dezembro.

Conforme artigo do calendário, não haverá alteração da data de início das aulas. Segundo resultados preliminares do Censo Escolar de 2020, elaborado pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a rede estadual de ensino tem 204 mil estudantes. Veja aqui o calendário escolar de 2021.