Pular para o conteúdo
Cotidiano

À espera de importação, clínicas de MS não têm previsão de vacinação no 1° semestre de 2021

Além do Poder Público, as clínicas de imunização particulares de Mato Grosso do Sul também aguardam e esperar adquirir doses da vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus. Porém, por conta do atraso na importação da vacina de Oxford, produzidas na Índia, o comércio não tem expectativas de chegada das doses e um plano de […]
Arquivo -

Além do Poder Público, as clínicas de imunização particulares de Mato Grosso do Sul também aguardam e esperar adquirir doses da vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus. Porém, por conta do atraso na importação da vacina de Oxford, produzidas na Índia, o não tem expectativas de chegada das doses e um plano de início de vacinação paga.

Conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores, desta terça-feira (5), devem ser importadas cerca de 2 milhões de doses da vacinas da marca, porém, o governo da Índia fechou a exportação dos imunizantes até vacinar toda população de risco no país.

Outra empasse é que a importação, pela (Fundação Oswaldo Cruz), foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas ainda não há autorização para aplicação na população.

A enfermeira Natyli Correa Macedo, responsável pela Clínica Vaccine Care, em , explica que a unidade demostra interesse na imunização, porém, não há o que fazer além de aguardar os tramites das autoridades.

“Como a vacina do (Instituto) não pode ser comercializada, nós aguardamos a aprovação e liberação da vacina da Índia, mas isso não tem nenhum previsão. Estamos alvoroçados, queremos, mas não tem uma data”, disse.

A clínica Imunitá informou que tem interesse em comprar doses do imunizante, porém, não há uma previsão de compra até a chegada das importações. Já a clínica Vaccini relatou que também pretende adquirir doses, mas não há detalhes sobre a marca da vacina ou valores investidos oficializados entre a direção.

Vacina pelo SUS

Por enquanto, as tratativas do poder público e viés pelo SUS (Sistema Único de Saúde), se mostra mais promissora quanto a compra das doses. A prefeitura de Campo Grande já se articula na tentativa de começar a vacinação contra a covid-19 junto com o governo de , no próximo dia 25 de janeiro. A Câmara de Vereadores pode instalar uma comissão de emergência para aprovar o plano de imunização.

A Sesau evita cravar uma data para o início da vacinação. A pasta justifica que ainda depende da sinalização do Instituto Butantan sobre a disponibilidade de doses. Além disso, a secretaria diz que a criação da comissão de emergência não foi pedida pelo município, a menos a princípio.

O Instituto Butantan apresentou, nesta quinta-feira (7), com a Anvisa, os resultados de eficácia dos ensaios clínicos da vacina produzida no país. Para casos graves e moderados, a imunização apontou 100% de eficácia. Além disso, não houve casos graves entre os pacientes vacinados na fase de teste.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura de sidrolandia tromper claudinho serra

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta de voos

Últimas Notícias

Brasil

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Índice subiu 0,33% impulsionado por energia e transporte

Brasil

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Artistas do Centro-Oeste terão a chance de participarem da Feira Internacional da Música do Sul; saiba detalhes do projeto

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca

Brasil

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte