Cotidiano

5 alimentos que ajudam na digestão e como incorporá-los no seu dia a dia

É importante tentar incluir mais alimentos que possam ajudar os processos digestivos no organismo

João Ramos Publicado em 23/05/2021, às 17h54

Cenoura, gengibre e mamão estão entre eles
Cenoura, gengibre e mamão estão entre eles - (Divulgação)

Diante da pandemia, a rotina nunca pareceu tão atarefada. Além das demandas por conta do trabalho, muitas famílias precisaram se adaptar com novos afazeres domésticos e horários, o que por consequência, pode ter influenciado na dificuldade de aderir a uma alimentação saudável.

E isso reflete, diretamente, na digestão. Afinal, fazer as três refeições diárias da maneira correta não é a realidade de grande parte dos lares brasileiros. O café da manhã pode acabar sendo pulado, enquanto no almoço e jantar, alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e frituras são constantemente uma opção.

Por isso, é importante tentar, nem que seja aos poucos, incluir mais alimentos que possam ajudar os processos digestivos no organismo. Em especial, àqueles que são fontes de probióticos e prebióticos.

Os probióticos são um conjunto de micro-organismos saudáveis, como bactérias e leveduras, que são capazes de colonizar a microbiota do intestino, auxiliando no fortalecimento da imunidade e na facilitação das etapas da digestão. Já os prebióticos são mais conhecidos como fibras, e trabalham em conjunto com os probióticos durante o ciclo alimentar.

Conheça a seguir alguns dos alimentos que podem ser incorporados na alimentação diária para ajudar na digestão:

Gengibre: usado na culinária oriental, em chás, saladas e infusões, este rizoma é eficaz no auxílio de problemas digestivos. Entre seus efeitos, é possível citar a saciedade, o combate à queimação, azia e náuseas, o alívio nos desconfortos causados por doenças como síndrome do intestino irritável e refluxo gastroesofágico.

Mamão: a fruta pode ter sua polpa e sementes aproveitadas no dia a dia, e é conhecida por ser fonte de prebióticos naturais, antioxidantes e vitaminas. Sua grande quantidade de fibras pode facilitar os processos digestivos. Frutas que possuem o efeito similar incluem a manga e o abacaxi.

Ameixa: outro alimento que possui efeitos aliados da boa digestão é a ameixa. A fruta, seja em sua forma natural ou em conserva, pode aumentar a frequência na evacuação, sendo indicada para aliviar a prisão de ventre e permitindo um melhor trânsito intestinal. Além disso, é fonte de probióticos importantes para a microbiota intestinal saudável.

Iogurte: com propriedades probióticas, o iogurte é um dos queridinhos do café da manhã dos brasileiros. Combinado com as frutas, pode atuar como um simbiótico nas etapas de digestão do organismo. Ele também é fonte de cálcio, magnésio, vitamina B-12 e ácidos graxos essenciais para a boa alimentação.

Cenoura: rica em vitamina A e carotenoides, a cenoura é fonte de prebióticos que aumentam a digestibilidade. Ela também possui propriedades anti-inflamatórias que estimulam o crescimento das bactérias intestinais.

Lembrando que os probióticos podem ser encontrados em forma de sachês, comprimidos mastigáveis e cápsulas. Para saber qual o mais adequado, converse com o seu médico ou nutricionista. Se conseguir combinar o uso de probióticos com bons hábitos alimentares e exercícios físicos, a saúde agradece.

Jornal Midiamax