Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Recuperada, onça-pintada com patas queimadas é devolvida ao Pantanal

A onça-pintada, resgatada em setembro com as patas queimadas, voltou à natureza nesta terça-feira (20), após se recuperar dos ferimentos. Ela foi deixada na área do Porto Jofre, em Poconé (MT)- distante 869 km de Campo Grande-, mesmo local onde foi socorrida. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) divulgou em suas redes […]
Arquivo -

A onça-pintada, resgatada em setembro com as patas queimadas, voltou à natureza nesta terça-feira (20), após se recuperar dos ferimentos. Ela foi deixada na área do Porto Jofre, em Poconé (MT)- distante 869 km de -, mesmo local onde foi socorrida.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) divulgou em suas redes sociais a soltura o animal, um macho, (abaixo), que foi apelidado do “Ousado”.

Ele voltou ao depois de tratamento na Ong NEX (Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção), em de (GO), com terapia de Ozônio e laser.

Ousado foi resgatado com queimaduras de terceiro grau e outros problemas de saúde porque havia inalado muita fumaça, além de apresentar grave desidratação.

Operação de soltura

Após o animal receber alta no último dia 15,o ICMBio em parceria com as instituições Ampara Animal, SEMA-MT (Secretaria de Estado de ), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Panthera e Pantanal Relief Fund, iniciaram os preparativos para a soltura no mesmo local em que foi resgatado.  

Ontem (19), Ousado foi anestesiado e recebeu um colar GPS-Satélite para monitoramento, com o objetivo de avaliar sua readaptação no retorno ao lar. Ele foi transportado até Porto Jofre e depois de barco até o local onde foi resgatado. 

Confira o vídeo do momento do retorno a natureza:

Nos primeiros dias será acompanhado de perto pelos guias locais e pelo pesquisador Fernando Tortato (Panthera) para avaliação direta, enquanto os dados do colar serão avaliados pela equipe do ICMBio.

Ainda segundo o instituto, o acompanhamento tem o objetivo de informar sobre a adaptação ao ambiente impactado pelas queimadas e servirá de espelho para a análise de como todas as onças da região estão sobrevivendo. 

Caso seja percebida qualquer dificuldade para sua sobrevivência, o rádio colar também permitirá a obtenção de sua localização precisa, caso seja necessário recapturá-lo.

“A volta do Ousado para casa simboliza o esforço de todos que trabalharam no combate aos incêndios florestais e no resgate da fauna afetada”, encerra a publicação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Após ‘caramelo’ ser atropelado, moradores pedem por quebra-molas no Jardim Vida Nova

Lançamento em cervejaria de Campo Grande divulga livro “O Borco e a Furna”, de Yuri Zacra

Conselheira foi atacada com foice após discussão sobre possibilidade de reavaliação da guarda de criança

Trump pede à Suprema Corte que impeça acesso de órgão fiscalizador a documentos do Doge

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Golpistas ofertam falsos cursos para agente de saúde e Prefeitura de Dourados faz alerta

Últimas Notícias

Mundo

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

Netanyahu prometeu retornar todos os reféns para Israel e confirmou que 20 deles ainda estão vivos

Brasil

AGU calcula que pedidos de reembolso de aposentados do INSS já somam R$ 1 bi

O valor é uma estimativa baseada nos cerca de 1,7 milhão de beneficiários que informaram

Emprego e Concurso

IFMS divulga locais de prova dos concursos para docentes e técnicos

Ao todo são 81 vagas para docentes e técnicos-administrativos

Cotidiano

Com bênção das rosas e venda do bolo de Santa Rita, Paróquia realiza tradicional celebração na Capital

A programação incluirá missas em três horários: às 06h, 15h e 19h30