Mesmo com vivendo um dos piores anos das últimas décadas de incêndios florestais, ainda tem gente que insiste em atear fogo em vegetação. Neste sábado (26), testemunhas acionaram a PMA (Polícia Militar Ambiental) para prender um homem que foi flagrado ateando fogo em vegetação às margens da rodovia MS-384, em , a 320 km de .

No local, a equipe não encontrou o autor, porém, o fogo aumentava rapidamente devido aos fortes ventos e a vegetação ser de grande porte, o que colocava em risco inicialmente quatro residências nas proximidades do terreno.

Outro risco é que a aproximadamente 30 metros do local havia uma grande área de pastagem em uma fazenda e, dessa forma, a PMA decidiu utilizar a técnica de fogo-contra-fogo e monitorou o local até que o fosse extinto. Caso o fogo passasse para a área de pastagem, os danos seriam imensos, pois também atingiria a área de reserva de vegetação nativa da fazenda. A PMA registrou a ocorrência e encaminhará à Polícia Civil de Bela Vista, para investigação da autoria do crime.

A queima controlada (autorizada pelo órgão ambiental) está proibida desde o mês de agosto em todo o Estado e o período de proibição se estende até novembro.