Um vídeo que está circulando nas redes sociais nos últimos dias revela uma situação que poderia contribuir para as queimadas registradas em várias regiões de . Nas imagens gravadas em área rural do Estado, um poste da rede elétrica começa a pegar fogo e derrubar faíscas, causando incêndio na vegetação seca. O Jornal Midiamax procurou um engenheiro eletricista que analisou imagens e explica o risco desse tipo de incidente.

Nas imagens, um relata que o que pode estar causando o aquecimento no poste é um material de cruzeta inflamável. O fogo atinge a parte superior do poste e faíscas causam queimada na vegetação, que é rapidamente apagada pelos moradores.

Segundo o engenheiro eletricista, Bruno Egues de Arruda, vários fatores podem contribuir para o risco de queimadas como falhas na isolação. Porém, não se pode afirmar que o causador são as cruzetas, uma vez que são feitas de concreto, aço e madeira, o que não é proibido.

“Outro equipamento crucial é o isolador, este feito de porcelana, vidro temperado ou polímeros, independentemente do material, o isolador deve ser projetado para suportar a tensão de trabalho da linha de distribuição/transmissão, pelas imagens a rede parece ser de 13,8kV porque o isolador possuir apenas 2 discos”, explica.

Falhas em isolamento são os principais causadores de incêndios, e isso acontece quando o disco está danificado, ou descargas atmosféricas, que pode ter a manutenção com uso de para-raios.

“É preciso verificar vários fatores, sendo eles, o projeto para averiguar questões técnicas, a execução averiguando o material empregado e que nem sempre é feito pela Energisa, mas pelo próprio usuário e posteriormente doado para a concessionária, ou ainda investigar causas fortuitas e de foça maior como os fenômenos da natureza”, ressalta.

Em nota, a concessionária Energisa informou que não utiliza matérias que possam causar esse tipo de reação ao fogo e que não existe registro de solicitação de clientes informando esse tipo de problema mostrado no vídeo. Além disso, a concessionária disse que não é possível confirmar se o poste é de uma unidade consumidora atendida pela empresa.

“A concessionária reitera ainda que segue todos os padrões técnicos e de segurança conforme prevê regulamentação da Aneel (Agência Nacional de ) e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Confira o vídeo: