Pular para o conteúdo
Cotidiano

Única cidade de MS sem coronavírus quer usar tecnologia para monitorar moradores e visitantes

Figueirão é a única cidade de Mato Grosso do Sul sem nenhum caso de coronavírus e quer utilizar a tecnologia para ajudar a monitorar entrada e saída de pessoas. Desde o início da pandemia, foram apenas 19 casos suspeitos de coronavírus no município que tem cerca de 3 mil habitantes. O prefeito de Figueirão, Rogério […]
Arquivo -

é a única cidade de Mato Grosso do Sul sem nenhum caso de coronavírus e quer utilizar a tecnologia para ajudar a monitorar entrada e saída de pessoas. Desde o início da , foram apenas 19 casos suspeitos de coronavírus no município que tem cerca de 3 mil habitantes.

O prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, explica que vai reforçar as medidas para evitar que o coronavírus entre no município. Ele conta que pretende implantar uma “bolha artificial” em cerca de 10 dias. 

Única cidade de MS sem coronavírus quer usar tecnologia para monitorar moradores e visitantes
Cidade tem cerca de 3 mil habitantes. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Figueirão)

“Eu não posso proibir as pessoas de entrar da cidade, mas estamos tentando uma solução por um sistema informatizado, com cartões QR Code. Vamos cadastrar toda a população e fornecer o cartão. Se a pessoa sai do município, ela vai passar o cartão na barreira e vamos saber que ela está ausente”, diz o prefeito. 

Rosalin explica que os cartões também devem ser fornecidos aos visitantes, para monitorar quantas pessoas entraram ou saíram do município. “Estamos criando um mecanismo para rastrear essas pessoas. Assim identificar sintomas rapidamente e recomendar o isolamento domiciliar”, afirma. 

Mas afinal, como o município conseguiu se manter sem casos de coronavírus em quatro meses de pandemia? O prefeito acredita que as medidas, na época consideradas precoces, foram essenciais para proteger a população.

A primeira medida de prevenção tomada foi a determinação do a partir das 21 horas, a partir de março. Em seguida, foi proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos. 

“Conveniências, bares e mercados podem vender, mas não pode permitir o consumo no local. A pessoa compra e leva pra casa, isso diminuiu muito as aglomerações. Deixamos a cidade morta, sem movimento, porque era isso que dava movimento”, ressalta o prefeito Rogério Rosalin.

Em abril, o município implantou barreiras sanitárias nas saídas para , Alcinópolis e Camapuã. O controle nas barreiras permitiu calcular que passam cerca de 2 mil pessoas por semana por Figueirão.

Outra medida tomada pela Prefeitura de Figueirão foi o fornecimento de medicamentos para prevenir sintomas gripais na população que faz parte do grupo de risco e para melhorar a imunidade. Medida pode ter influenciado nos poucos casos suspeitos na cidade. 

Foi feita a distribuição de vitamina D e remédios homeopáticos contra a gripe. “[Os medicamentos] não são para o coronavírus, é uma prevenção. Não estamos com pacientes com sintomas gripais”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras marca no finalzinho, vence rival São Paulo e continua na liderança do Brasileirão

VÍDEO: Policial do Bope salva rapaz de cair de pontilhão em Campo Grande

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG vira pra cima do Fluminense e vence por 3 a 2 na reabertura da Arena MRV

Os cincos gols foram marcados no segundo tempo e o da vitória saiu aos '49 minutos’

Polícia

Mulher é agredida pelo ex-marido após discussão por chave de carro

Na DEAM, vítima dispensou o alojamento e a medida protetiva

Famosos

Jovem influenciadora inventa gravidez e recebe muitas críticas de seguidores

Ana Richelly disse que era ‘trollagem’, uma brincadeira sobre o Dia das Mães  

Cotidiano

Organização do Campeonato de fisiculturismo divulga nota de pesar de Wanderson Moreira

Fisiculturista do Mato Grosso morreu durante competição em Campo Grande neste sábado (10)