Pular para o conteúdo
Cotidiano

Polêmica: UFMS desconsidera eleição com 7,9 mil votos e cria nova lista tríplice

Desconsiderando a escolha da comunidade acadêmica em uma eleição com 7,9 mil votos, o Colégio Eleitoral definiu uma nova lista tríplice para reitor e vice-reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Em votação interna, a Chapa 1, das professoras Elizabeth Maria Azevedo Bilange e Lucilene Machado Garcia Art, foi escolhida para compor […]
Arquivo -

Desconsiderando a escolha da comunidade acadêmica em uma eleição com 7,9 mil votos, o Colégio Eleitoral definiu uma nova lista tríplice para reitor e vice-reitor da ( Federal de Mato Grosso do Sul). Em votação interna, a Chapa 1, das professoras Elizabeth Maria Azevedo Bilange e Lucilene Machado Garcia Art, foi escolhida para compor a lista tríplice, mesmo sendo a menos votada na eleição.

Já a Chapa 5, encabeçada por Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas, que ficou em terceiro lugar na votação, foi retirada da lista. Esta é a primeira vez em 41 anos que o Colégio Eleitoral muda a escolha feita pela comunidade acadêmica na eleição. A lista tríplice foi definida pelo Colégio Eleitoral na quarta-feira (29) e nesta quinta-feira (30) o Coun (Conselho Universitário) aprovará o encaminhamento ao MEC (Ministério da Educação).

A assessoria da Chapa 5, composta por Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas e Günter Hans Filho, afirma que já está com duas ações em trâmite na Justiça, um mandado de segurança e tutela cautelar. “Os candidatos não esperavam. Ficaram em terceiro lugar nas votações eletrônicas, mas esse pleito eleitoral acabou sendo manipulado para por outra professora no lugar. Lamentamos bastante que universidade agido de forma  a afrontar princípios éticos, do ponto de vista ético, é totalmente questionável”.

A Chapa 5 ressalta que a eleição na UFMS foi marcada por polêmicas. “Mas, esperamos que o Judiciário analise questões com imparcialidade, o que não aconteceu durante esse pleito eleitoral. Vários membros do Colégio Eleitoral acabaram por decidir ignorar as eleições e, portanto, a ”, informou via assessoria.

A lista tríplice para reitor escolhida pelo Colégio Eleitoral é composta por Marcelo Augusto Santos Turine, com 55,95% dos votos válidos; Lincoln Carlos Silva de Oliveira, com 20,24% e Elizabeth Maria Azevedo Bilange, com 18,45%. A lista tríplice para vice-reitor tem a seguinte composição: os professores Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, com 72,89% dos votos válidos; José Antonio Menoni, com 19,88%, e Lucilene Machado Garcia Arf, com 4,22%.

Conforme informações divulgadas pela UFMS, a reunião do Colégio Eleitoral contou com a presença de 171 membros. Em nota divulgada, a Universidade explica que a eleição feita com a comunidade acadêmica tem caráter apenas indicativo, ou seja, o Colégio Eleitoral não tem a obrigação de seguir a classificação feita na eleição. 

“Ressalta a CONJUR/MEC que a consulta à comunidade não tem o poder de vincular o resultado do Colégio Eleitoral sob pena de anulação dos atos praticados”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Kaio Jorge agradece assistência de Matheus Pereira no primeiro gol do Cruzeiro contra o Grêmio (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

As jogadoras do Brasil comemoram a vitória na estreia da Copa América Feminina • Lívia Villas Boas/Seleção Brasileira Feminina

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

fabiano acidente de carro

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Últimas Notícias

Polícia

Mulher denuncia cafetão após ameaças de morte e golpe de R$ 15 mil de serviço com cliente em MS

Mulher disse que cafetão iria entregá-la a bandidos

Trânsito

Motorista morre em Dourados após carro bater em árvore e pegar fogo

Uma criança também estava no veículo e foi levada até o hospital

Polícia

Rapaz é ferido a tiros por padrasto de amiga ao cantar música  de ‘corno’ em Campo Grande

Homem foi preso quando se escondia em um imóvel abandonado

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo