Pular para o conteúdo
Cotidiano

Toque de recolher ou lockdown? Confira o que muda em MS a partir das 22h com decreto

Diante do aumento do número de novos casos e de internações por coronavírus, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou toque de recolher em todos os 79 municípios do Estado. O decreto foi oficializado na manhã desta sexta-feira (11) e começa a valer na segunda (14). Mas, afinal, o que muda? Na prática, o […]
Arquivo -

Diante do aumento do número de novos casos e de internações por coronavírus, o Governo de anunciou toque de recolher em todos os 79 municípios do Estado. O decreto foi oficializado na manhã desta sexta-feira (11) e começa a valer na segunda (14). Mas, afinal, o que muda? Na prática, o decreto busca padronizar o , já que muitos municípios ainda não haviam imposto uma restrição na circulação de pessoas na rua. 

Com o toque de recolher a nível estadual, moradores das cidades de MS não podem circular nas ruas das 22 horas às 5 horas da madrugada. As únicas exceções são de pessoas que se deslocam em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável. O toque de recolher não impede o funcionamento de serviços essenciais e nem dos serviços de delivery. 

O decreto ainda determina que os municípios adotem as recomendações do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). A situação está crítica em MS e mais de metade dos municípios do estado estão com a classificação vermelha do mapa de risco, ou seja, somente atividades essenciais e não-essenciais de baixo risco poderiam funcionar. Para saber quais estabelecimentos se encaixam como essenciais ou não-essenciais, clique aqui. 

Ainda segundo o decreto do Governo de MS, municípios que não adotarem as recomendações do Prosseguir deverão apresentar as justificativas técnicas para o descumprimento perante a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Caso a SES não aceite as justificativas, o caso será informado ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). 

A fiscalização do toque de recolher será feita pela Estadual, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Vigilância Sanitária Estadual, em conjunto com as Guardas Municipais e com as Vigilâncias Sanitárias Municipais. O decreto tem vigência pelo prazo de 15 dias, ou seja, até o dia 29 de dezembro.

É importante ressaltar que o toque de recolher não é a mesma coisa que o lockdown. No caso da medida em MS, o decreto permite a circulação das pessoas em casos específicos, autorizando até o serviço de delivery. O lockdown é muito mais rígido, não acontece somente durante a noite e as pessoas precisam até de autorização para sair de casa.

Para cidades que já tinham um toque de recolher, a situação não deve mudar. É o caso de , que já tinha determinado o toque de recolher das 22h às 5h. O toque de recolher estadual busca impor uma restrição na circulação em todas as cidades, já que muitas ainda não tinham tomado uma medida para controle do coronavírus.

Há cidades até com um toque de recolher mais rígido, é o caso de , que foi classificado com risco extremo de transmissão da Covid-19. Na cidade, localizada a 117 km de Campo Grande, o toque de recolher começa às 20 horas. Em casos como este, em que o toque de recolher começa mais cedo, prevalece o horário estabelecido no decreto municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza