Suspeita de um caso positivo de coronavírus na Gerência de Administração de Pessoal da Sanesul, em , levou a estatal a prometer realizar testagem rápida em todos os servidores que trabalhavam naquele setor –em número não detalhado. O caso foi detalhado por leitor do Jornal Midiamax.

Conforme informado à reportagem, o servidor em questão foi internado e testou positivo para , com a situação sendo relatada ainda na quinta-feira (2) à direção da estatal. Desde então, porém, nenhuma medida teria sido tomada, como o isolamento de empregados que tiveram contato com o servidor ou mesmo informar o que seria feito.

Questionada, via assessoria, a Sanesul informou que a contaminação não foi confirmada. “Ainda assim, o funcionário que supostamente teria testado positivo está afastado da empresa desde o dia 27 de junho, ou seja, aproximadamente 6 dias sem contato com os demais funcionários do setor”, destacou a empresa, em nota.

Mesmo sem a confirmação, a Sanesul se comprometeu a submeter os colaboradores que atuaram junto ao servidor na Gerência de Administração de Pessoal “e independente de qualquer resultado, a Sanesul toma e tomará todas as medidas recomendadas pela Secretaria de Saúde do Estado para resguardar ao máximo a saúde de seus colaboradores”.

Nesta sexta-feira, Mato Grosso do Sul totalizou 9.388 casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 107 óbitos atribuídos à doença.

Confira abaixo a íntegra da nota da Sanesul:

A Sanesul – Empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul, está atenta aos primeiros sinais da da COVID-19 desde meados do mês de fevereiro de 2020. Já no início de março iniciamos as primeiras medidas preventivas para segurança dos nossos colaboradores e clientes, a Sanesul está em 68 municípios e 55 distritos, e a atenção é dada a todos independente da sua localização.

Do início de março até hoje, já foram elaboradas 19 circulares com um único intuito, preservar os colaboradores da empresa, bem como o ambiente de trabalho. Dentre as medidas adotadas estão: permissão de , fornecimento de máscaras para todos os funcionários, distribuição e álcool gel, aumento no cuidado com a limpeza em todas as unidades da empresa, etc.

Com relação aos clientes, os atendimentos estão sendo realizados cumprindo todos os procedimentos de prevenção como: limitação de clientes nos locais de atendimento; distanciamento entre os clientes quando há filas; só é permitida a entrada de clientes nos postos de atendimento portando máscaras; entre outros protocolos. Além disso, dando orientação e preferência para o atendimento via canais online/virtuais que a empresa oferece.

Especificamente sobre o caso relatado, não existe a confirmação da contaminação. Ainda assim, o funcionário que supostamente teria testado positivo está afastado da empresa desde o dia 27 de Junho, ou seja, aproximadamente 6 dias sem contato com os demais funcionários do setor.

Mesmo assim, a empresa realizará testes rápidos nos funcionários que trabalhavam no local e independente de qualquer resultado, a Sanesul toma e tomará todas as medidas recomendadas pela Secretária de Saúde do Estado para resguardar ao máximo a saúde de seus colaboradores.

A Sanesul, a exemplo de outros órgãos que prestam serviços essenciais para a população, não pode parar e por isso está sempre pronta para atender os cidadãos do Estado de Mato Grosso do Sul.