Sudoeste de MS vê coronavírus se estabilizar em 3 focos e avançar em uma pequena cidade
Guia Lopes da Laguna vive redução do ritmo de contágio, e Jardim e Bonito têm poucos casos por dia; Caracol vê incidência da Covid disparar.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Considerada uma das áreas mais problemáticas em relação ao surgimento da pandemia de coronavírus em Mato Grosso do Sul, a microrregião de Bodoquena, no Sudoeste do Estado, vê alguns de seus municípios registrarem certa estabilização dos casos de coronavírus. A doença se mantém distante de algumas cidades, ao mesmo tempo em que chegou de forma intensa em outra.
Em três municípios vizinhos, o coronavírus se apresentou quase que ao mesmo tempo, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde tabulados pelo Jornal Midiamax. A começar por Guia Lopes da Laguna, que relatou seu primeiro caso em 5 de maio. Dois dias depois, Jardim relatava o registro de dois infectados e, em 8 de maio, Bonito estreava nas estatísticas estaduais.
As três cidades, porém, apresentaram comportamentos diferentes para o espalhamento da doença –que, conforme investigações da Saúde Pública, disseminou-se a partir de um frigorífico de Guia Lopes. Esta viveu uma explosão no volume de casos, tornando-se a de maior incidência de Covid-19 no Estado (2.546,7 casos por 100 mil habitantes).
Guia Lopes ainda figura como a terceira cidade em casos confirmados de coronavírus no Estado (252). Porém, a atual velocidade de difusão da doença em nada lembra o que foi divulgado entre 6 e 28 de maio, com mais de 5 casos por dia e ápices entre 19 e 34 por boletim.
Na quarta-feira (17), a cidade anunciou 7 casos de uma vez, marca que não se repetia desde 29 de maio, quando um relato foi excluído do balanço da cidade. Foram 3 dias com 1 caso relatado, 5 entre 3 e 5 infectados e 9 sem casos –um deles esta sexta-feira (19).
Jardim e Bonito veem número recorrente de casos de coronavírus
Jardim, por sua vez, vem mantendo a média diária de casos notificados desde 6 de maio –o recorde ocorreu em 13 de junho, com 5 notificações no mesmo dia. A cidade que é separada de Guia Lopes pelo Rio Miranda e tem mais que o dobro de habitantes da vizinha (cerca de 25 mil contra 10 mil), registrou até agora 48 infectados pela Covid-19, 3 deles relatados nesta sexta.
A incidência da Covid-19 nas duas cidades provocou medidas conjuntas, como um patrulhamento noturno visando a flagrar pessoas ignorando o toque de recolher. Guia Lopes chegou a declarar um “lockdown”, parcialmente seguido pela população, enquanto Jardim alterou regras de funcionamento para estabelecimentos comerciais –endurecendo para estabelecimentos do ramo de alimentação e liberando a atividade turística.
Bonito, por sua vez, também viu o coronavírus chegar à região por meio de um frigorífico. A evolução de casos, de 7 a 20 de maio, não superou os 5 diários. Contudo, entre 23 e 24 de maio, foram 26 confirmações de infectados.
Após informar outros 10 casos em 27 de maio, o volume de notificações caiu para o máximo de 6 em 16 de junho –são 62 no total, com incidência de 282,1 casos por 100 mil habitantes, o 9º maior índice do Estado.
Em 9 dias, Caracol registra 11 casos de coronavírus e incidência dispara
Enquanto esses três municípios veem os casos de coronavírus reduzir, a pequena Caracol viu a doença chegar ao seu território em 10 de junho. Desde então, foram 11 casos confirmados –mais de um por dia, sendo 3 deles anunciados nesta quinta-feira (18) e 2 nesta sexta.
Com pouco mais de 5 mil habitantes, o volume de infectados rapidamente fez a cidade aparecer como a 14ª em incidência no Estado (179,9 casos por 100 mil habitantes).
Também no Sudoeste, Bela Vista registrou até agora 2 casos de coronavírus, relatados em 8 e 9 de maio. Vão-se cerca de 40 dias sem um novo episódio de Covid-19 em seu território –apesar de um caso estar sob investigação, conforme a SES.
Bodoquena, por sua vez, teve seu primeiro caso confirmado em 16 de junho. Nioaque e Porto Murtinho seguem sem notificações da doença.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.