Sobrecarga em outros estados provoca migração de pacientes com coronavírus para MS
O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, comunicou nesta terça-feira (12) que Mato Grosso do Sul começou a receber pacientes com Covid-19 de outros estados brasileiros, durante transmissão ao vivo do boletim epidemiológico do novo coronavírus. “Pacientes de outros estados chegaram, sem qualquer tipo de comunicação, do Pará e Goiás. Estão sendo atendidos em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, comunicou nesta terça-feira (12) que Mato Grosso do Sul começou a receber pacientes com Covid-19 de outros estados brasileiros, durante transmissão ao vivo do boletim epidemiológico do novo coronavírus.
“Pacientes de outros estados chegaram, sem qualquer tipo de comunicação, do Pará e Goiás. Estão sendo atendidos em Paranaíba, onde colocamos 10 leitos”, destacou Resende. Segundo o secretário, a migração de pacientes é ocasionada devido à divulgação nacional da situação – ainda favorável – dos leitos de UTI em Mato Grosso do Sul.
“Mostra acerto do Estado [de instalar UTI] no município onde não havia leitos”, destacou.
As UTI foram enviadas no último dia 28 e instaladas na Santa Casa de Paranaíba, a 406 quilômetros de Campo Grande. Com a nova estrutura, a cidade se tornou referência no atendimento de alta complexidade na microrregião, para tratar pacientes de coronavírus (Covid-19). As unidades de terapia intensiva foram estruturadas com apoio da SES, prefeitura do município e MPMS (Ministério Público Estadual), sendo totalizada em R$ 569,4 mil.
Após a publicação da matéria, a reportagem procurou a SES, que destacou que parte dos casos mencionados são suspeitos (sem diagnóstico, ainda) e que são de moradores de Paranaíba que estiveram no Pará.
“Os dois são do sexo masculino, um com 48 anos e outro com 24 anos. Vieram para ser atendidos em Paranaíba, no município de residência, por não terem tido atendimento adequado no Pará, visto a situação epidemiológica de lá. Vieram de táxi aéreo e estão recebendo a assistência devida em Paranaíba. Amostra foi encaminhada para o Lacen. Ainda não há resultado. Os dois estão internados na Santa Casa de Paranaíba”.
No último dia 10, no entanto, a prefeitura do município confirmou, nas redes sociais, que atendeu paciente de Itajaí (GO), confirmado para Covid-19, sem detalhar as circunstâncias. “Porém, o paciente é morador de Itajá (GO) e será contabilizado na cidade dele”, traz a postagem.
* Alterada às 11h20 para acréscimo de informações.
https://www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul/videos/548800569357250/?v=548800569357250¬if_id=1589121021830099¬if_t=live_video_explicit
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Cuiabá cede empate ao Juventude e se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento
Veterano Nenê saiu do banco para marcar e conquistar ponto importante para o Juventude no Brasileiro
Estudantes que irão fazer o Enade devem preencher questionário ainda neste sábado
Prova será aplicada no domingo (24) para 283.550 acadêmicos inscritos
Ministra do Meio Ambiente avalia COP29 como uma ‘experiência difícil’
Marina também se referiu à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025como a “COP das COPs”, destacando sua importância simbólica e estratégica para a restauração da Amazônia e o enfrentamento das crises climáticas
Botafogo empata no final contra o Vitória, mas perde a liderança do Brasileiro
Palmeiras assumiu a liderança, com os mesmos 70 pontos alcançados pelo Botafogo. Equipes se enfrentam na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.