Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidor do gabinete da prefeitura é 4º caso confirmado de coronavírus em Campo Grande

O Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou, na tarde desta segunda-feira (16), o 4° caso de paciente contaminado com o coronavírus em Campo Grande. O paciente é servidor da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Robson Gatti, de 46 anos, e que está passando por tratamento em isolamento no Hospital […]
Arquivo -

O Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou, na tarde desta segunda-feira (16), o 4° caso de paciente contaminado com o coronavírus em . O paciente é servidor da (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Robson Gatti, de 46 anos, e que está passando por tratamento em isolamento no Hospital da Cassems.

Conforme o boletim, são 33 pacientes sob suspeita da doença, 4 positivos para o Covid-19. Segundo o secretário da (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Pinto de Castro Filho, o paciente já está passando pelo isolamento e tratamento no hospital da Capital, e a família também passará pelos exames necessários. Nesta tarde, membros da saúde do Município e Estado participam de reunião para traçar um plano de contingência em combate a pandemia do novo coronavírus.

O terceiro caso teve teste positivo para a doença hoje, sendo do empreiteiro campo-grandense André Luiz dos Santos, que estava internado no Hospital Cassems e foi transferido para . A família dele também está passando por exames e estão em isolamento domiciliar.

Durante a reunião, o Ministério Público ressaltou que não é momento de pânico, e sim de prevenção. Segundo o secretário da Sesau, nestes três últimos dias foram feitos 63 exames nas unidades. Ele orienta que a população procure atendimento nos postos de saúde caso sinta todos os sintomas da doença, para evitar descarte desnecessário dos insumos. Caso seja necessário e o número de casos confirmados subam, cirurgias eletivas podem ser suspensas na Capital.

“Nós estamos reunidos para criar níveis de suporte, se a gente não tomar essa decisão antes vai ter que esperar acontecer para ter um plano. Nós temos que ter os planos, caso venha acontecer determinada situações”, finalizou.

Prevenção é o caminhoServidor do gabinete da prefeitura é 4º caso confirmado de coronavírus em Campo Grande

A prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.
Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.
Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.
As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em gera

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Últimas Notícias

Esportes

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Na próxima sexta-feira (18) o basquete brasileiro estreia nas quadras

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos

Polícia

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

O pneu de um dos carros chegou a estourar devido ao impacto da batida