A (Secretaria Municipal de Saúde de ) informou em boletim epidemiológico às 17 horas deste sábado (21), que são 19 os casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus na Capital.

Às 16 horas, uma hora antes, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) comunicou que eram 16 casos em Mato Grosso do Sul, sendo destes, 14 em Campo Grande e os outros dois, em Sidrolândia e Ponta Porã. Somando.

Ainda segundo o boletim de Campo Grande, são 171 casos suspeitos notificados, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. Dos 171 casos suspeitos notificados, 121 foram descartados, três casos excluídos por não seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, 28 aguardam resultados e 19 foram confirmados laboratorialmente para o Covid-19.

Somando, até o momento são 21 casos no estado, sendo os 19 em Campo Grande e os outros dois, em Sidrolândia e Ponta Porã.

Já em todo o estado, a SES monitora outros 50 casos suspeitos da doença em MS e registra até o momento, 235 do coronavírus. A secretaria descartou outros 159 casos e 11 foram excluídos. O Ministério da Saúde alerta para as pessoas ficarem em casa e sempre manter a higienização, principalmente das mãos.

Vale lembrar que quem avalia a necessidade de teste do paciente é o profissional de saúde que o atende. Posteriormente, o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) avalia se o caso é suspeito ou não e, a partir de então, seguem em análise no Lacen (Laboratório Central) em Campo Grande. (Atualizada para acréscimo de informações)