Um dia após secretários nacionais de de todo o País se reunirem com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pedindo o retorno da pasta da Segurança Pública – incorporada ao Ministério da Justiça, a senadora (MDB) criticou o pedido.

“Qual a lógica disso? Quais dados estatísticos indicam possíveis melhora nos índices de violência se houver a cisão? O pleito dos governadores está fundado em quais argumentos?”, questionou, em entrevista ao Antagonista, nesta quinta-feira (23).

Na avaliação da presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal, é preciso entender bem ‘quem está por trás' do desejo de recriar o Ministério da Segurança Pública.

Recriação 

No encontro de quarta-feira (22) com o presidente, representantes do Consesp (Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública) entregaram ofício a Bolsonaro pedindo a recriação da pasta. O secretário Antônio Carlos Videira, titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), de Mato Grosso do Sul, participou do encontro.

O presidente sinalizou que pretende desmembrar as pastas, assim como era na gestão do ex-presidente Michel Temer, acreditando que a segurança seja um dos pontos mais sensíveis dos Estados.