Pesquisa iniciada nesta semana pela (Secretaria Municipal de Saúde) vai mostrar a taxa de transmissão do vírus em . Dados mostram que em outras grandes cidades que já estão no ciclo mais avançado da doença, quando esse índice chega a 20%, o nível de internações começa a cair. É o que os estudiosos da pandemia chamam de ‘nova imunidade de rebanho' do .

Titular da Sesau, José Mauro
Secretário municipal de Saúde, José Mauro, aguarda resultado de pesquisa sobre taxa de contaminação. (Foto: Izaias Medeiros, Câmara Municipal)

Assim, baseado nessa pesquisa é que o secretário municipal de saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho avalia que Campo Grande deve atingir esse patamar no prazo de 2 a 4 semanas. “É uma pesquisa nos sete distritos e vai durar uma semana. As equipes vão coletar dados por região para ver o índice de transmissão”, explicou.

Ainda conforme o secretário, trata-se de um mapeamento de imunização da população. “Vamos ver os bairros com maior incidência e ter um norte [em relação às ações a serem tomadas]”, pontuou.

Conforme o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta terça-feira (21), a taxa de internação na macrorregião de Campo Grande estava em 84%, a maior do Estado. O número de casos na Capital era de 6.490 e os óbitos somavam 73.

‘Imunidade de rebanho'

O termo é usado por infectologistas quando uma porcentagem da população é contaminada e, por isso, ganha imunidade. Esse ponto do ciclo do vírus se tornou essencial no combate à doença em outras cidades do país, que registraram o pico da Covid-19 antes de Campo Grande.

Então, tudo indica que o ponto em que a coletividade ganha essa imunidade está acontecendo em outros locais no caso do coronavírus. Estudos mais recentes apresentaram modelos matemáticos que indicam que a taxa em que essa situação acontece estaria quando cerca de 43% ou 20% da população fosse infectada.

Sesau calcula que Campo Grande tenha ‘imunidade de rebanho' em até 4 semanas
Ônibus itinerante da Sesau no Bairro Moreninhas. (Foto: de França, Midiamax)

Outras ações

Também adotado como medida essa semana pela Sesau foi o ônibus itinerante, que irá percorrer regiões com maior densidade de casos. “Essa ação tem foco na orientação à população. É feita aferição de temperatura e, dependendo do caso, também fazemos o teste”, completou José Mauro.

As testagens também foram ampliadas pela Sesau para as autoridades municipais terem uma clara visão do cenário na cidade. “Descentralizamos os testes para as unidades básicas [nos bairros], além dos drive-thrus, no Polo Ayrton Sena e no Colégio Lúcia Martins Coelho”, finalizou.