O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, afirmou ao Jornal Midiamax nesta sexta-feira (26) que jornalistas profissionais que atuam na imprensa diária de Mato Grosso do Sul passarão por testagem de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

De acordo com Resende, que já militou na imprensa durante a adolescência, a testagem atende pedido realizado pelo Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul) na última quinta-feira (25) e é necessária porque muitos profissionais mantêm rotina diária de exposição para deixar a população bem informada durante a pandemia.

Resende pontuou que acionará o Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul) para que a entidade auxilie a intermediação, junto aos jornais, quanto à demanda de testes que serão realizados.

Em Mato Grosso do Sul, já são vários relatos de profissionais de imprensa infectados por Covid-19 durante o exercício laboral, inclusive no Governo de MS, onde ao menos três profissionais de assessoria de imprensa tiveram – e venceram – o novo coronavírus.

Na imprensa campo-grandense, pelo menos 5 profissionais de jornalismo, conforma levantamento do Sindjor-MS, também foram expostos e contraíram Covid-19.

O presidente do Sindjor-MS, Walter Gonçalves, afirmou que o pedido enviado à SES pede testagem, inicialmente, de profissionais de imprensa na linha de frente e de grupos de risco.

“Fizemos esse pedido devido à necessidade de manter a cobertura jornalística no Estado, num momento em que a informação é tão preciosa para a população. Assim, tanto as empresas deverão zelar pelos profissionais, como a testagem indicará se a proteção destes jornalistas tem sido eficaz”, pontuou Gonçalves.

O Sindjor-MS estima que, em Mato Grosso do Sul, cerca de 600 jornalistas atuem na imprensa. a SES não pontuou, ainda, os critérios de testagem ou quantos testes deverão ser realizados. (Atualizado às 09h37 para acréscimo de informações)